A sociedade contemporânea, marcada pela proposta hegemônica do neoliberalismo, apresenta uma nova estruturação social global que demanda por conhecimento. As universidades buscam a adequação às novas necessidades do mercado, o que impacta diretamente na expansão das universidades com foco na produção científica. Repensar o Programa de Monitoria como processo formativo da docência no Ensino Superior contribui para o avanço científico desta temática, pois amplia a discussão sobre os espaços de formação para a Docência no Ensino Superior. Esse estudo está sendo desenvolvida no Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior(MPPGAV) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Analisa a educação superior brasileira no contexto das reformas neoliberais ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 e mais especificamente as universidades públicas, nos contextos social, político e econômico e como estes repercutem em suas ações, investigando sua realidade, criação e organização, funcionamento e desenvolvimento. O trabalho objetiva apresentar o Programa de Monitoria da Universidade Federal da Paraíba como um programa de iniciação à docência. De um ponto de vista metodológico, optou-se em realizar uma pesquisa qualitativa, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica. A monitoria se apresenta como um Programa de Iniciação à Docência, com foco no Ensino articulado à extensão e à pesquisa. Para uma melhor compreensão do programa de monitoria como processo de iniciação à docência do ensino superior, apresentou-se o contexto de “produtivismo” acadêmico, em que o Ensino Superior está inserido, como parte de uma política de Estado, adotada pelo Governo Brasileiro em alinhamento às políticas neoliberais iniciadas dos anos 1990. Procurou-se evidenciar os elementos de formação que esse programa proporciona e verificou-se que a monitoria é um programa que contribui tanto para a formação didática quanto para a formação científica dos monitores.