Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇA SURDA NA ESCOLA REGULAR: UM ESTUDO DE CASO

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo discute sobre o ensino de português escrito para surdos, abordando os desafios e dificuldades encontrados por professores e por familiares de crianças com surdez envolvidas neste tipo de processo educativo. O trabalho traz os resultados de um estudo de caso desenvolvido em torno do processo de ensino da língua portuguesa para um menino surdo de 11 anos, matriculado na rede pública de ensino de uma cidade do interior do estado da Bahia. Além da criança, foram sujeitos da pesquisa sua mãe, uma professora da escola regular onde o estudo foi realizado e uma professora que faz atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais da escola. Os dados foram sendo construídos ao longo do processo de observação participante e por meio de entrevistas com os sujeitos. O estudo revela a importância da aprendizagem da língua brasileira de sinais – Libras, pelo sujeito surdo, como primeira língua, para tornar viável o processo de aprendizagem da escrita do português, que é uma segunda língua para a pessoa com surdez. O uso de Libras pelos adultos que convivem com a criança em casa e na escola, revela-se como fator essencial para o seu pleno desenvolvimento escolar. Para que o surdo aprenda a escrita da língua portuguesa, não é suficiente a frequência às aulas em uma escola comum, este estudo reafirma que é indispensável garantir a este sujeito um atendimento especializado, a fim de que suas necessidades específicas sejam atendidas e as barreiras linguísticas possam ser superadas. Os resultados desta pesquisa apontam que o domínio da língua portuguesa na modalidade escrita não pode ser tratado como algo menos importante ou como uma mera exigência escolar, mas precisa ser assumido pela escola que trabalha com surdos como um instrumento cultural indispensável para a vida em sociedade.

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