Nas atividades diárias vivenciadas por professores no contexto escolar são diversas as estratégias de ensino utilizadas visando maximizar o processo de ensino-aprendizagem, neste sentido é recorrente a utilização de analogias para o ensino de conceitos científicos. Assim, apresente pesquisa busca avaliar as analogias propostas por professores e licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Química, Física e Medicina Veterinária que participaram do minicurso, Analogias no Ensino de Ciências: conhecer para entender. A coleta de dados foi realizada por meio de uma atividade proposta durante a intervenção pedagógica, minicurso. Essas foram tratadas de forma qualitativa a fim de reconhecer os potenciais e limitações durante as atividades de ensino, sendo as mesmas elaboradas de acordo com a proposta Metodologia de Ensino Com Analogias – MECA. Todavia, por meio da analise foi possível observar as dificuldades como diferenciação entre analogias e exemplos, assim como selecionar o análogo, resultando em analogias de mera aparência com baixo potencial de ensino, tal dificuldade foi observada principalmente entre os licenciandos que encontram-se em fase inicial do curso a qual estão vinculados, possivelmente pela pouca experiência com o fazer docente. Em oposição a este fato, as analogias propostas por professores e graduandos em fase final de seus cursos apresentaram analogias com maior grau de estruturação, favorecendo assim a elaboração e modelação dos conceitos em estudos, estes dados sugerem que a elaboração de analgias faz parte do saber fazer docente, construído através das ações vivenciadas no contexto escolar. Entretanto foi possível verificar na maioria dos participantes a proposição de analogias com grandes potenciais para o desenvolvimento de conceitos científicos, facilitando assim o processo de ensino-aprendizado. Entendemos que as experiências ora vivenciadas despertaram os envolvidos para novas formas de relacionamento entre as analogias e o ensino de ciências, permitindo assim que estas sejam melhores exploradas nas práticas de ensino.