Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. EDUCAR PARA A LIBERDADE DO PENSAMENTO: OBSTÁCULOS E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, SEMICULTURA, EMANCIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) Fundamentos da Educação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20810
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1380
    "inscrito_id" => 4181
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. EDUCAR PARA A LIBERDADE DO PENSAMENTO: OBSTÁCULOS E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO"
    "resumo" => "Neste artigo propõe-se uma reflexão sobre quais os caminhos seguir para se desenvolver uma educação pautada na emancipação do pensamento visando compreender quais os elementos necessários para se desenvolver uma educação emancipatória considerando os obstáculos e as estratégias de superação, partindo das concepções de Adorno grande crítico dos meios de comunicação de massa gerados pela indústria cultural em virtude do capitalismo que segundo ele são os responsáveis por conduzir o processo educativo no caminho da coerção ao invés da liberdade, apontando também as consequências de uma educação apoiada na semicultura, entendendo a mesma como fragmentos da cultura que transferidos para o âmbito educacional promovem uma educação passiva e não reflexiva dos sujeitos e segundo Adorno a ausência de tal reflexão é que está levando à degeneração da consciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SEMICULTURA, EMANCIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID4181_14082016205053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DAYANE DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE LIMA"
    "autor_email" => "alined7lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20810
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1380
    "inscrito_id" => 4181
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. EDUCAR PARA A LIBERDADE DO PENSAMENTO: OBSTÁCULOS E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO"
    "resumo" => "Neste artigo propõe-se uma reflexão sobre quais os caminhos seguir para se desenvolver uma educação pautada na emancipação do pensamento visando compreender quais os elementos necessários para se desenvolver uma educação emancipatória considerando os obstáculos e as estratégias de superação, partindo das concepções de Adorno grande crítico dos meios de comunicação de massa gerados pela indústria cultural em virtude do capitalismo que segundo ele são os responsáveis por conduzir o processo educativo no caminho da coerção ao invés da liberdade, apontando também as consequências de uma educação apoiada na semicultura, entendendo a mesma como fragmentos da cultura que transferidos para o âmbito educacional promovem uma educação passiva e não reflexiva dos sujeitos e segundo Adorno a ausência de tal reflexão é que está levando à degeneração da consciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SEMICULTURA, EMANCIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID4181_14082016205053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DAYANE DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE LIMA"
    "autor_email" => "alined7lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Neste artigo propõe-se uma reflexão sobre quais os caminhos seguir para se desenvolver uma educação pautada na emancipação do pensamento visando compreender quais os elementos necessários para se desenvolver uma educação emancipatória considerando os obstáculos e as estratégias de superação, partindo das concepções de Adorno grande crítico dos meios de comunicação de massa gerados pela indústria cultural em virtude do capitalismo que segundo ele são os responsáveis por conduzir o processo educativo no caminho da coerção ao invés da liberdade, apontando também as consequências de uma educação apoiada na semicultura, entendendo a mesma como fragmentos da cultura que transferidos para o âmbito educacional promovem uma educação passiva e não reflexiva dos sujeitos e segundo Adorno a ausência de tal reflexão é que está levando à degeneração da consciência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.