Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MOTIVAÇÕES PARA O INGRESSO DE ALUNOS NESTA MODALIDADE DE ENSINO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MOTIVAÇÕES, EMPREGO, AUTOESTIMA Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20790
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1621
    "inscrito_id" => 4612
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MOTIVAÇÕES PARA O INGRESSO DE ALUNOS NESTA MODALIDADE DE ENSINO"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca reinserir jovens e adultos na vida escolar, tornando-os cidadãos aptos para desempenhar seus papéis político, social, cultural e econômico. O presente estudo teve o objetivo de conhecer as motivações que levaram muitos ex-alunos a retornarem à escola, levando em consideração uma possível futura atuação nesta modalidade de ensino, é relevante aprender mais sobre o perfil e a história de vida desse alunado. A pesquisa foi motivada pela disciplina de Educação de Jovens e Adultos do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), Campus Floriano. Os dados foram coletados em uma turma de EJA da Unidade Escolar Raimundo Neiva de Floriano, Piauí, por meio de questionários com os discentes. Os estudantes mostraram que conseguir um emprego e melhorar a autoestima são as principais razões de terem voltado a estudar. Demonstraram também, que a aquisição de conhecimento é a melhoria mais evidente que a EJA proporciona em suas vidas. Para fundamentar este trabalho foram utilizados os seguintes autores: Ajala (2011), Andrade (2006), Brasil (1996, 2001, 2006), Cardoso; Ferreira (2012), Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2007), Lima; Mioto (2007), Lima; Silva (2013), Monteiro; Moura (2012), Oliveira; Lima; Pinto (2012), Reis (2010), Silva; Ferreira; Ferreira (2012) e Santos (2013)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MOTIVAÇÕES, EMPREGO, AUTOESTIMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID4612_15082016112907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "QUENANE RODRIGUES DE CARVALHO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "QUENANE SILVA"
    "autor_email" => "quenanecarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20790
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1621
    "inscrito_id" => 4612
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MOTIVAÇÕES PARA O INGRESSO DE ALUNOS NESTA MODALIDADE DE ENSINO"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca reinserir jovens e adultos na vida escolar, tornando-os cidadãos aptos para desempenhar seus papéis político, social, cultural e econômico. O presente estudo teve o objetivo de conhecer as motivações que levaram muitos ex-alunos a retornarem à escola, levando em consideração uma possível futura atuação nesta modalidade de ensino, é relevante aprender mais sobre o perfil e a história de vida desse alunado. A pesquisa foi motivada pela disciplina de Educação de Jovens e Adultos do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), Campus Floriano. Os dados foram coletados em uma turma de EJA da Unidade Escolar Raimundo Neiva de Floriano, Piauí, por meio de questionários com os discentes. Os estudantes mostraram que conseguir um emprego e melhorar a autoestima são as principais razões de terem voltado a estudar. Demonstraram também, que a aquisição de conhecimento é a melhoria mais evidente que a EJA proporciona em suas vidas. Para fundamentar este trabalho foram utilizados os seguintes autores: Ajala (2011), Andrade (2006), Brasil (1996, 2001, 2006), Cardoso; Ferreira (2012), Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2007), Lima; Mioto (2007), Lima; Silva (2013), Monteiro; Moura (2012), Oliveira; Lima; Pinto (2012), Reis (2010), Silva; Ferreira; Ferreira (2012) e Santos (2013)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MOTIVAÇÕES, EMPREGO, AUTOESTIMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID4612_15082016112907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "QUENANE RODRIGUES DE CARVALHO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "QUENANE SILVA"
    "autor_email" => "quenanecarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca reinserir jovens e adultos na vida escolar, tornando-os cidadãos aptos para desempenhar seus papéis político, social, cultural e econômico. O presente estudo teve o objetivo de conhecer as motivações que levaram muitos ex-alunos a retornarem à escola, levando em consideração uma possível futura atuação nesta modalidade de ensino, é relevante aprender mais sobre o perfil e a história de vida desse alunado. A pesquisa foi motivada pela disciplina de Educação de Jovens e Adultos do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), Campus Floriano. Os dados foram coletados em uma turma de EJA da Unidade Escolar Raimundo Neiva de Floriano, Piauí, por meio de questionários com os discentes. Os estudantes mostraram que conseguir um emprego e melhorar a autoestima são as principais razões de terem voltado a estudar. Demonstraram também, que a aquisição de conhecimento é a melhoria mais evidente que a EJA proporciona em suas vidas. Para fundamentar este trabalho foram utilizados os seguintes autores: Ajala (2011), Andrade (2006), Brasil (1996, 2001, 2006), Cardoso; Ferreira (2012), Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2007), Lima; Mioto (2007), Lima; Silva (2013), Monteiro; Moura (2012), Oliveira; Lima; Pinto (2012), Reis (2010), Silva; Ferreira; Ferreira (2012) e Santos (2013).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.