O artigo que segue aborda como temática principal a formação humana integral e integrada, passando pela prática pedagógica e pelo Ensino Médio Integrado (EMI), apoiando-se em autores como Gramsci (1981), Marx (2001), Engels (2001), Pistrak (2000), Moura (2013), Araujo (2014), Saviani (1989), Frigotto (1985), Ciavatta (200), aliada a essa pesquisa bibliográfica, faremos pesquisa documental baseada em documentos norteadores, tais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), o Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN). Os objetivos traçados foram os de compreender o que os autores discutem a respeito de formação humana integral, da prática pedagógica e do ensino médio integrado no Brasil, a partir de uma abordagem qualitativa. Na pesquisa buscamos responder à seguinte questão: Quais os pontos “cruciais” abordados pela bibliografia consultada, a respeito de formação humana integral, prática pedagógica e ensino médio integrado inseridos no contexto da sociedade brasileira? Evidenciamos que, apesar de existirem alguns estudos na área da formação humana integral relacionada à prática pedagógica no EMI, são necessárias medidas para aumentar essa produção do conhecimento, disseminá-la, revelar melhor viabilidade de aplicação, em forma de práxis, visando à transformação social.