A Química como disciplina integrante da matriz curricular do ensino médio é uma das mais temidas pelos alunos, seguida por Matemática e Física. O objetivo deste trabalho foi investigar as principais dificuldades na aprendizagem da Química enfrentadas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da escola Cônego Aderson Guimarães Júnior, discutindo as metodologias e materiais usados em sala de aula pelo professor. O presente trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa com a aplicação de um questionário direcionado aos alunos para obtenção dos resultados. Através deste trabalho foi possível analisar as dificuldades na aprendizagem da Química, detectando-se diversos problemas como: a baixa qualidade da estrutura física da escola e a carência de novas metodologias para o ensino da Química, que podem interferir direta ou indiretamente no ensino e identificar os melhores meios de amenizar esses problemas para que seja possível o aperfeiçoamento da prática docente. O principal motivo dessa pesquisa foi conhecer as dificuldades de aprendizagem em química, procurando melhorar o ensino. Nesta pesquisa os resultados apontaram que a grande maioria dos alunos do Ensino Médio possuem dificuldades na compreensão da Química.