Atualmente, diversos estudos apresentam discussões sobre a importância da execução de estratégias de ensino que desperte e mobilize o interesse do estudante para os conteúdos curriculares ministrados em sala de aula. A partir deste pressuposto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica. O principal objetivo deste trabalho é apresentar estratégias pedagógicas de ensino que visam valorizar o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Foi realizada no 2º semestre de 2015 e teve a colaboração de oito professores. Os resultados deste trabalho indicam que alguns professores ainda executam em sala de aula estratégias de ensino embasado no modelo tradicional com a solicitação de atividades individuais ou em equipe. Por outro lado, outros professores relataram que buscam promover em sala aula atividades pedagógicas diversificadas e diferenciadas, tais como, leitura compartilhada, jogos educativos e atividades lúdicas. Por fim, podemos concluir que, apesar dos desafios presentes na escola concernentes à infraestrutura adequada e/ou ausência de material de didático de apoio pedagógico, alguns professores se esforçam em executar atividades pedagógicas diferenciadas e que valorizam a autonomia, participação e criatividade dos alunos.