A Astronomia hoje faz parte dos conteúdos do 1º ano do Ensino Médio com o objetivo de oferecer ao aluno a possibilidade de uma melhor visão de si mesmo no universo. Foram então inseridos no currículo temas como: sistema solar, planetas extrassolares, movimento dos corpos celestes, entre outros. O objetivo deste trabalho foi, além de realizar divulgação de Astronomia na escola, apresentar uma retrospectiva histórica, que abordasse desde as cosmologias antigas (cosmogonias) a Teoria do Universo Eterno. A retrospectiva histórica em si, nos traz, além da contextualização da matéria, a possibilidade de se discutir a natureza da ciência, que é dinâmica em sua construção. Um enfoque histórico-filosófico é uma das reivindicações do Currículo Mínimo Estadual de Física do Rio de Janeiro, que foi elaborado em 2012. Para cumprirmos tais propósitos, elaboramos uma exposição que retratava desde as cosmogonias: egípcias, indiana, grega, passando pelas cosmologias gregas, das Escolas Jônica e Pitagórica, até as teorias científicas que surgiram no século XX. Com a apresentação da exposição foram obtidos dados sobre opinião dos alunos sobre o aprendizado proporcionado através de tal recurso.a discussão sobre as possibilidades de aprendizagem através do mesmo O trabalho que apresenta resultados preliminares, mostra a possibilidade de um ensino contextualizado, através do enfoque histórico filosófico, mediado por recurso lúdico, além da possibilidade de divulgação de Astronomia dentro da escola.