Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DAS COSMOLOGIAS ANTIGAS À TEORIA DO UNIVERSO ETERNO: UMA EXPERIENCIA DE DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA REALIZADA EM COLÉGIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA COSMOLOGIA, ENSINO DE ASTRONOMIA, DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20628
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 162
    "inscrito_id" => 3674
    "titulo" => "DAS COSMOLOGIAS ANTIGAS À TEORIA DO UNIVERSO ETERNO: UMA EXPERIENCIA DE DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA REALIZADA EM COLÉGIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "A Astronomia hoje faz parte dos conteúdos do 1º ano do Ensino Médio com o objetivo de oferecer ao aluno a possibilidade de uma melhor visão de si mesmo no universo. Foram então inseridos no currículo temas como: sistema solar, planetas extrassolares, movimento dos corpos celestes, entre outros. O objetivo deste trabalho foi, além de realizar divulgação de Astronomia na escola, apresentar uma retrospectiva histórica, que abordasse desde as cosmologias antigas (cosmogonias) a Teoria do Universo Eterno. A retrospectiva histórica em si, nos traz, além da contextualização da matéria, a possibilidade de se discutir a natureza da ciência, que é dinâmica em sua construção. Um enfoque histórico-filosófico é uma das reivindicações do Currículo Mínimo Estadual de Física do Rio de Janeiro, que foi elaborado em 2012. Para cumprirmos tais propósitos, elaboramos uma exposição que retratava desde as cosmogonias: egípcias, indiana, grega, passando pelas cosmologias gregas, das Escolas Jônica e Pitagórica, até as teorias científicas que surgiram no século XX. Com a apresentação da exposição foram obtidos dados sobre opinião dos alunos sobre o aprendizado proporcionado através de tal recurso.a discussão sobre as possibilidades de aprendizagem através do mesmo O trabalho que apresenta resultados preliminares, mostra a possibilidade de um ensino contextualizado, através do enfoque histórico filosófico, mediado por recurso lúdico, além da possibilidade de divulgação de Astronomia dentro da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA COSMOLOGIA, ENSINO DE ASTRONOMIA, DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3674_09062016124141.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA BERNARD"
    "autor_email" => "adrianaobernardes@bol.com"
    "autor_ies" => "UENF UNIVERSIDADE DO NORTE FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20628
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 162
    "inscrito_id" => 3674
    "titulo" => "DAS COSMOLOGIAS ANTIGAS À TEORIA DO UNIVERSO ETERNO: UMA EXPERIENCIA DE DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA REALIZADA EM COLÉGIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "A Astronomia hoje faz parte dos conteúdos do 1º ano do Ensino Médio com o objetivo de oferecer ao aluno a possibilidade de uma melhor visão de si mesmo no universo. Foram então inseridos no currículo temas como: sistema solar, planetas extrassolares, movimento dos corpos celestes, entre outros. O objetivo deste trabalho foi, além de realizar divulgação de Astronomia na escola, apresentar uma retrospectiva histórica, que abordasse desde as cosmologias antigas (cosmogonias) a Teoria do Universo Eterno. A retrospectiva histórica em si, nos traz, além da contextualização da matéria, a possibilidade de se discutir a natureza da ciência, que é dinâmica em sua construção. Um enfoque histórico-filosófico é uma das reivindicações do Currículo Mínimo Estadual de Física do Rio de Janeiro, que foi elaborado em 2012. Para cumprirmos tais propósitos, elaboramos uma exposição que retratava desde as cosmogonias: egípcias, indiana, grega, passando pelas cosmologias gregas, das Escolas Jônica e Pitagórica, até as teorias científicas que surgiram no século XX. Com a apresentação da exposição foram obtidos dados sobre opinião dos alunos sobre o aprendizado proporcionado através de tal recurso.a discussão sobre as possibilidades de aprendizagem através do mesmo O trabalho que apresenta resultados preliminares, mostra a possibilidade de um ensino contextualizado, através do enfoque histórico filosófico, mediado por recurso lúdico, além da possibilidade de divulgação de Astronomia dentro da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA COSMOLOGIA, ENSINO DE ASTRONOMIA, DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3674_09062016124141.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA BERNARD"
    "autor_email" => "adrianaobernardes@bol.com"
    "autor_ies" => "UENF UNIVERSIDADE DO NORTE FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Astronomia hoje faz parte dos conteúdos do 1º ano do Ensino Médio com o objetivo de oferecer ao aluno a possibilidade de uma melhor visão de si mesmo no universo. Foram então inseridos no currículo temas como: sistema solar, planetas extrassolares, movimento dos corpos celestes, entre outros. O objetivo deste trabalho foi, além de realizar divulgação de Astronomia na escola, apresentar uma retrospectiva histórica, que abordasse desde as cosmologias antigas (cosmogonias) a Teoria do Universo Eterno. A retrospectiva histórica em si, nos traz, além da contextualização da matéria, a possibilidade de se discutir a natureza da ciência, que é dinâmica em sua construção. Um enfoque histórico-filosófico é uma das reivindicações do Currículo Mínimo Estadual de Física do Rio de Janeiro, que foi elaborado em 2012. Para cumprirmos tais propósitos, elaboramos uma exposição que retratava desde as cosmogonias: egípcias, indiana, grega, passando pelas cosmologias gregas, das Escolas Jônica e Pitagórica, até as teorias científicas que surgiram no século XX. Com a apresentação da exposição foram obtidos dados sobre opinião dos alunos sobre o aprendizado proporcionado através de tal recurso.a discussão sobre as possibilidades de aprendizagem através do mesmo O trabalho que apresenta resultados preliminares, mostra a possibilidade de um ensino contextualizado, através do enfoque histórico filosófico, mediado por recurso lúdico, além da possibilidade de divulgação de Astronomia dentro da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.