Diante de tantas inovações tecnológicas os professores tanto da rede pública de ensino quanto das redes privadas, sentem a necessidade de buscar novas ferramentas que aprimorem as metodologias de ensino, em especial de geografia, pela sua gama de conhecimentos e dinâmica sócio espacial abordada pela disciplina. Desta forma o professor de geografia deve introduzir em suas práticas de ensino meios que tornem suas aulas atrativas e dinâmicas onde os alunos sintam-se parte integrante desse processo e consiga compreender através do conhecimento construído seu posicionamento enquanto ser social. Assim, o professor não pode se restringir a utilizar apenas o livro didático, mas deve buscar as ferramentas disponíveis no ambiente escolar, como também utilizar outras ferramentas utilizadas pelos alunos como meios de apresentar as oportunidades de unir tecnologia e conhecimentos através da metodologia empregada. Desta forma o presente trabalho busca fazer uma reflexão sobre a prática docente e o uso das metodologias no ensino de geografia através de um resgate bibliográfico. Por fim, apresenta-se uma breve consideração acerca do tema abordado no decorrer do trabalho.