GOMES, George Martins. Construindo saberes com a matemática para o desenvolvimento social. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20558>. Acesso em: 23/12/2024 07:38
A Matemática tem um caráter formativo que, além de se configurar como um exercício do pensamento lógico dedutivo exerce um papel fundamental em tarefas da vida cotidiana importantes para as atividades humanas, tais como resolução de problemas do dia a dia, interpretação da linguagem simbólica para linguagem matemática, desenvolvimento da criatividade, argumentação e raciocínio lógico. O projeto de extensão “CONSTRUINDO SABERES COM A MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL” desenvolveu ações pedagógicas voltadas para a formação matemática dos alunos da rede municipal do município de Parelhas/RN com o objetivo de promover o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, assim como consolidar as habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas dentre os participantes.As atividades do projeto de extensão "Construindo saberes com a matemática para o desenvolvimento social” foram desenvolvidas em duas etapas simultâneas: Aulas expositivas e grupos de estudos com atendimento ao aluno para dirimir eventuais dúvidas de acordo com a metodologia proposta por Nérici (1981). O projeto foi organizado em encontros semanais com aulas expositivas e demonstrativas para os alunos, num total de 28 encontros; aulas com grupos de estudo com alunos para dirimir dúvidas, com o auxílio do bolsista, totalizando 24 encontros. Ao final acompanhamos o resultado dos participantes nos processos de seleção para ingresso no IFRN. Dentre os alunos aptos podemos destacar o desempenho de dois alunos com o primeiro lugar geral e a quarta melhor nota no exame de seleção de ingresso do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Mostram a relevância da contribuição deste projeto, proporcionando aos alunos a oportunidade de participar de ações desenvolvidas na escola para a melhoria da sua aprendizagem.