Este trabalho é oriundo do componente curricular “Pesquisa em Educação em Ciências” inserido no mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, pela Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tal estudo teve o objetivo principal de pesquisar como a prática de orientação profissional pode ser aplicada aos alunos finalistas do ensino médio e em que aspectos ela corrobora ou não à concepção sobre as áreas das ciências no processo de escolha destes alunos diante dos cursos de ensino superior. Para tanto, os aspectos metodológicos estiveram pautados na pesquisa bibliográfica, utilizando autores e legislação devidamente divididos nos seguintes tópicos: ensino médio e o aluno finalista, perspectiva sociointeracionista e orientação profissional. A consulta de autores nestas três áreas propiciou em seguida conteúdos para discussão de dados e inferência sobre como está a educação e ensino das ciências no ensino médio. Como resultados esta investigação aponta certa vulnerabilidade na ação da proposta idealizada pela legislação educacional nacional, em relação ao nível médio, expondo que prováveis acréscimos podem ocorrer sobre concepção em ciências, possivelmente com um reforço pelos envolvidos no ensino de ciências, as possibilidades de valência serão maiores, e com o olhar sociointeracionista entende-se que tanto os professores quanto os alunos desempenham um papel insubstituível e mútuo para tal.