A avaliação atual está relacionada às Primeiras Gerações da Avaliação que primava pela memorização e quantificação da aprendizagem. No entanto, as novas perspectivas da educação é proporcionar a formação do aluno reflexivo. Esse trabalho tem como objetivo: “Analisar práticas avaliativas presentes nas salas de aula de Química do Ensino Médio sob a óptica discente, e suas relações com o despertar do interesse pela carreira docente na área de Química”. A atratividade pela carreira docente está relacionada a diversos fatores, um deles está relacionado às questões avaliativas. Esta pesquisa realizou-se no Instituto Federal de Pernambuco-campus Vitória de Santo Antão, a coleta de dados se deu através de um questionário semiestruturado com nove questões com uma turma do 2º Ano do Ensino Médio tendo um total de 23 alunos participantes. Ao final da pesquisa, observamos que o ensino deve ser primado por uma prática avaliativa que garanta a construção de saberes e que os mesmos se relacionem com o cotidiano do discente, para que esses discentes possam conhecer mais sobre os conceitos da área, sem se afastarem antes de conhecer. Ressaltamos, assim, a necessidade de pesquisas que impulsionem a relação intervencionista na formação de professores, pois são eles os maiores incentivadores (ou não) pela carreira docente.