Com as discussões sobre as transformações no processo de ensino aprendizagem ao longo dos anos, a modificação na configuração do modelo de ensino possibilitou uma maior valorização da construção do conhecimento pelo aluno. A educação a distância busca a construção e enriquecimento do conhecimento através da autonomia do aluno durante o processo de ensino aprendizagem e flexibilidade durante o curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA. Neste ambiente, o aluno é o agente na construção do conhecimento, com a orientação e os materiais disponibilizados, passa a possuir autonomia para contribuir no processo de ensino aprendizagem através do uso de ferramentas que oportunizam a abordagem dos materiais de diversas maneiras e a flexibilidade de desenvolver suas atividades em lugares e tempo diferentes. Mediante essas questões, a pesquisa buscou conhecer a visão dos alunos que utilizam um ambiente virtual de aprendizagem e como esses alunos avaliam o ambiente e os recursos do AVA. Para investigação, se realizou uma pesquisa bibliográfica, com base exploratória e abordagem qualitativa com 78 alunos da graduação que utilizam o AVA por meio da Plataforma Moodle. Optou- se pelo uso do questionário como ferramenta para a coleta de dados aplicou-se um questionário online enviado através dos Formulários Google. Como resultado, observou-se que alunos uma grande quantidade de alunos possui domínio sobre os conhecimentos básicos de informática, o que é essencial para o seu desenvolvimento das tarefas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. A partir da pesquisa verificou-se um grande interesse dos alunos em desenvolver novas atividades dentro desse AVA.