É tido que ao longo de variadas alterações metodológicas propagadas com os avanços tecnológicos, em que se vivencia atualmente, o livro didático não deixa de perder seu lugar por ser ainda o material didático mais utilizado pelos professores em todo o pais. Em meio a isso, para que os livros sejam adotados e escolhidos pelos professores deve-se fazer análises de vários critérios. Em virtude disso o livro didático está assegurado pelo decreto 9154/85 que, por conseguinte criou o PNLD onde no seu artigo 2° estabelece uma avaliação rotineira deste instrumento didático altamente relevante. A abordagem utilizada para construir o presente estudo é de natureza qualitativa, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual foram analisados dez exemplares. Com a pesquisa realizada pode-se constatar, que sem dúvida a análise de um livro didático é primordial para um docente, pois é o livro que irá subsidiar os caminhos e horizonte do professor frente aos conteúdos a serem trabalhados. Porém percebeu-se também que estes possuem limitações com relação aos conteúdos e que em análise de alguns pode-se observar algumas deficiências com relação ao conteúdo especifico.