A presente trabalho se propõe a analisar como o conteúdo sobre o bioma caatinga é abordado nos livros didáticos utilizados na rede particular de ensino na cidade de Catolé do Rocha, utilizando como critérios de analise eixos temáticos centrais que tratam desde a abordagem teórica, elementos visuais e atividades proposta para se aprimorar o conhecimento sobre tal tema a partir de novas abordagens e proposta de atividades em grupo. Tal metodologia se desenvolveu a partir de uma leitura minuciosa do material e posterior aplicação do mesmo nas aulas de geografia do ensino médio durante o ano. Após a leitura e o desenvolvimento do trabalho de aplicação dos conteúdos referentes elaborou-se os aspectos a serem analisados. As análises dos eixos principais nos mostrou a total falta de adequação quanto a abordagem teórica do conteúdo, esse se reservando a colocar apenas informações superficiais e sutis sobre um tema tão vasto, outra fragilidade foi a pouca atualização dos dados apresentados. Quanto aos elementos visuais a carência de imagens só fortalece o total descuido com a abordagem do tema. Como culminância das falhas, a ausência de atividades adicionais vem a selar com a total inadequação de como o tema é abordado nesse material. Portanto nos foi mostrado como o principal material utilizado por professores e alunos vem sofrendo com falhas que interrompem a busca por uma educação contextualizada e libertadora. Indo de desencontro com o que é sugerido pelos órgão máximos que elaboram os PCNEM e provocando uma reflexão sobre a necessidade do envolvimento maior dos professores na elaboração de tais materiais de acordo com as necessidade reais de cada região.