Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos do ensino da dança contemporânea na construção da afetividade em um grupo de jovens e adultos da Escola Municipal de Arte João Pernambuco na cidade do Recife/PE. Foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa, essa abordagem é muito útil no que diz respeito à investigação científica dos atores sociais, dos grupos, de suas relações e da sua constituição, pois, ela ajuda a explicar dados da realidade investigada. A técnica para coleta de dados foi a observação participante com registo. Os sujeitos da pesquisa foram o professor regente do curso de dança contemporânea e duas turmas com participantes homens e mulheres com faixa etária entre 17 e 30 anos de diferentes formações que buscavam experiências formativas na linguagem da dança. Segundo BARRY (1997) “O desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento afetivo e o desenvolvimento social são inseparáveis. Portanto, quando são conceituados separadamente não causam surpresa à existência de paralelos evidentes entre eles”. (p.114). A atuação docente foi de extrema importância para o estabelecimento da afetividade na constituição de um coletivo de dança. Constatamos ainda a importância de criar ambientes favoráveis para o ensino/aprendizagem em dança e a construção da afetividade nesses grupos educativos. Pode-se afirmar que a metodologia utilizada pelo professor facilitou para que o ambiente de ensino fosse um motor para o estabelecimento das relações afetivas. A afetividade construída no processo possibilitou aos alunos uma facilitação para a aprendizagem.