Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO RECURSO AUXILIADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, ROBÓTICA EDUCACIONAL, FÍSICA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20087
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3570
    "inscrito_id" => 3686
    "titulo" => "A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO RECURSO AUXILIADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa de monografia que pretende investigar o uso de elementos da robótica como ferramenta auxiliadora na disciplina de física, que vem sendo desenvolvidas numa escola de ensino médio na cidade Pombal – PB. Temos como finalidade, investigar as possíveis contribuições nas aulas de física na utilização da robótica com os kits da linha fischertechnik. Este estudo foi desenvolvido na pesquisa por cateter observacional, que diante do observado nas aulas de física foi possível constatar o quanto a robótica é um instrumento usado de forma que venha a contribuir de maneira eficiente no desenvolvimento do conhecimento do professor e do educando, assim incentivando a criatividade ao apoio do aperfeiçoamento das habilidades dos conteúdos abordados.   As aulas do professor envolvem momentos teóricos e práticos. Foi possível perceber que as aulas com as turmas do ensino médio têm a participação constante dos alunos matriculados, na montagem dos kits, assim com os kits montados alunos e professores fazem palestras e culminâncias para que a escola tome conhecimento do trabalho desenvolvido pelo o educador e educandos e da importância que a robótica traz para a escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ROBÓTICA EDUCACIONAL, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3686_19082016200001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMÉLIA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA"
    "autor_email" => "amelia.amiga@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20087
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3570
    "inscrito_id" => 3686
    "titulo" => "A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO RECURSO AUXILIADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa de monografia que pretende investigar o uso de elementos da robótica como ferramenta auxiliadora na disciplina de física, que vem sendo desenvolvidas numa escola de ensino médio na cidade Pombal – PB. Temos como finalidade, investigar as possíveis contribuições nas aulas de física na utilização da robótica com os kits da linha fischertechnik. Este estudo foi desenvolvido na pesquisa por cateter observacional, que diante do observado nas aulas de física foi possível constatar o quanto a robótica é um instrumento usado de forma que venha a contribuir de maneira eficiente no desenvolvimento do conhecimento do professor e do educando, assim incentivando a criatividade ao apoio do aperfeiçoamento das habilidades dos conteúdos abordados.   As aulas do professor envolvem momentos teóricos e práticos. Foi possível perceber que as aulas com as turmas do ensino médio têm a participação constante dos alunos matriculados, na montagem dos kits, assim com os kits montados alunos e professores fazem palestras e culminâncias para que a escola tome conhecimento do trabalho desenvolvido pelo o educador e educandos e da importância que a robótica traz para a escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ROBÓTICA EDUCACIONAL, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3686_19082016200001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMÉLIA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA"
    "autor_email" => "amelia.amiga@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa de monografia que pretende investigar o uso de elementos da robótica como ferramenta auxiliadora na disciplina de física, que vem sendo desenvolvidas numa escola de ensino médio na cidade Pombal – PB. Temos como finalidade, investigar as possíveis contribuições nas aulas de física na utilização da robótica com os kits da linha fischertechnik. Este estudo foi desenvolvido na pesquisa por cateter observacional, que diante do observado nas aulas de física foi possível constatar o quanto a robótica é um instrumento usado de forma que venha a contribuir de maneira eficiente no desenvolvimento do conhecimento do professor e do educando, assim incentivando a criatividade ao apoio do aperfeiçoamento das habilidades dos conteúdos abordados. As aulas do professor envolvem momentos teóricos e práticos. Foi possível perceber que as aulas com as turmas do ensino médio têm a participação constante dos alunos matriculados, na montagem dos kits, assim com os kits montados alunos e professores fazem palestras e culminâncias para que a escola tome conhecimento do trabalho desenvolvido pelo o educador e educandos e da importância que a robótica traz para a escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.