O espaço escolar brasileiro, em especial o de escola pública, se constitui como território de conquistas, tendo em vista a luta desenvolvida ao longo da história para que a escola fosse acessível a todos. Percebido como território, o espaço escolar se torna campo de conflitos e, portanto, articulador de saberes, conhecimentos e experiências construídos nos grupos sociais das comunidades em seu entorno, mas, principalmente, baseia o entendimento de que a escola se insere em comunidades específicas e requer diálogos com os saberes locais. A integração dos saberes no currículo escolar se configura como elemento para fortalecer a função da escola de promover ambiente de construção de habilidades para inserção dos sujeitos na sociedade visando sua participação ativa. A escola inserida na comunidade reflete sobre seus objetivos e desempenho de seu papel educativo a partir do contexto local e em função de suas necessidades, para que sua comunidade conheça sua realidade e possa participar ativamente dos processos sociais necessários a solucionar seus problemas. Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa de mestrado concluída no ano de 2013, assim como apresenta sua base teórica e alguns resultados obtidos, além de dialogar com o tema da formação de professores na atualidade.