Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A GESTÃO DO ENSINO: O QUE PENSAM OS DOCENTES?

Palavra-chaves: ANOS INICIAIS, DOCENTES, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20028
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2559
    "inscrito_id" => 2852
    "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A GESTÃO DO ENSINO: O QUE PENSAM OS DOCENTES?"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objeto de estudo a gestão do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental e sua relação com a formação acadêmica. O debruçamento sobre esta questão parte de estudos realizados no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, no segundo semestre de 2015. A pesquisa para coleta de dados se deu em duas escolas que trabalham com os anos iniciais, sendo uma da rede estadual e a outra da rede municipal, no município de São Luís - MA. As etapas da pesquisa foram discussões em sala de aula de textos norteadores acerca do fazer pedagógico e a formação acadêmica, seguido da entrada nas escolas-campo para realização de entrevistas com as docentes e observação não participante dentro das turmas, e por fim, fizemos a análise dos dados coletados por meio das entrevistas gravadas e observações, tendo como base a abordagem teórico-metodológica da Entrevista Compreensiva. Assim, pretendemos abordar as dificuldades e superações de professoras da rede pública de ensino, como são realizadas suas práticas pedagógicas em meio aos desafios diários da educação básica pública, bem como suas impressões sobre a docência nos anos iniciais do ensino fundamental e as diversas variáveis que influenciam e contribuem para a formação inicial do professor da educação básica. Como resultado da pesquisa, percebemos que são muitos os desafios atribuídos ao exercício da docência, mas apesar disso, as mesmas buscam contribuir ao máximo para o aprendizado de seus alunos de forma crítica, por meio do diálogo, com palavras de incentivo e através de conteúdos que ampliem o conhecimento de mundo contribuindo assim, para um posicionamento crítico, responsável e construtivo nas mais variadas situações sociais de seus discentes. Além disso, o presente trabalho trouxe inúmeras contribuições para a desconstrução e reconstrução de olhares para com a prática docente dos anos iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ANOS INICIAIS, DOCENTES, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2852_17082016110909.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA SOARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabriela.ssoares4@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20028
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2559
    "inscrito_id" => 2852
    "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A GESTÃO DO ENSINO: O QUE PENSAM OS DOCENTES?"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objeto de estudo a gestão do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental e sua relação com a formação acadêmica. O debruçamento sobre esta questão parte de estudos realizados no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, no segundo semestre de 2015. A pesquisa para coleta de dados se deu em duas escolas que trabalham com os anos iniciais, sendo uma da rede estadual e a outra da rede municipal, no município de São Luís - MA. As etapas da pesquisa foram discussões em sala de aula de textos norteadores acerca do fazer pedagógico e a formação acadêmica, seguido da entrada nas escolas-campo para realização de entrevistas com as docentes e observação não participante dentro das turmas, e por fim, fizemos a análise dos dados coletados por meio das entrevistas gravadas e observações, tendo como base a abordagem teórico-metodológica da Entrevista Compreensiva. Assim, pretendemos abordar as dificuldades e superações de professoras da rede pública de ensino, como são realizadas suas práticas pedagógicas em meio aos desafios diários da educação básica pública, bem como suas impressões sobre a docência nos anos iniciais do ensino fundamental e as diversas variáveis que influenciam e contribuem para a formação inicial do professor da educação básica. Como resultado da pesquisa, percebemos que são muitos os desafios atribuídos ao exercício da docência, mas apesar disso, as mesmas buscam contribuir ao máximo para o aprendizado de seus alunos de forma crítica, por meio do diálogo, com palavras de incentivo e através de conteúdos que ampliem o conhecimento de mundo contribuindo assim, para um posicionamento crítico, responsável e construtivo nas mais variadas situações sociais de seus discentes. Além disso, o presente trabalho trouxe inúmeras contribuições para a desconstrução e reconstrução de olhares para com a prática docente dos anos iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ANOS INICIAIS, DOCENTES, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2852_17082016110909.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA SOARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabriela.ssoares4@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem por objeto de estudo a gestão do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental e sua relação com a formação acadêmica. O debruçamento sobre esta questão parte de estudos realizados no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, no segundo semestre de 2015. A pesquisa para coleta de dados se deu em duas escolas que trabalham com os anos iniciais, sendo uma da rede estadual e a outra da rede municipal, no município de São Luís - MA. As etapas da pesquisa foram discussões em sala de aula de textos norteadores acerca do fazer pedagógico e a formação acadêmica, seguido da entrada nas escolas-campo para realização de entrevistas com as docentes e observação não participante dentro das turmas, e por fim, fizemos a análise dos dados coletados por meio das entrevistas gravadas e observações, tendo como base a abordagem teórico-metodológica da Entrevista Compreensiva. Assim, pretendemos abordar as dificuldades e superações de professoras da rede pública de ensino, como são realizadas suas práticas pedagógicas em meio aos desafios diários da educação básica pública, bem como suas impressões sobre a docência nos anos iniciais do ensino fundamental e as diversas variáveis que influenciam e contribuem para a formação inicial do professor da educação básica. Como resultado da pesquisa, percebemos que são muitos os desafios atribuídos ao exercício da docência, mas apesar disso, as mesmas buscam contribuir ao máximo para o aprendizado de seus alunos de forma crítica, por meio do diálogo, com palavras de incentivo e através de conteúdos que ampliem o conhecimento de mundo contribuindo assim, para um posicionamento crítico, responsável e construtivo nas mais variadas situações sociais de seus discentes. Além disso, o presente trabalho trouxe inúmeras contribuições para a desconstrução e reconstrução de olhares para com a prática docente dos anos iniciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.