O presente trabalho tem por objetivo compreender como se da o processo de participação dos homens docentes na Educação Infantil, bem como quais fatores (culturais, históricos, de gênero, discriminação, dentre outros) levaram a ausência dos mesmos nos espaços educacionais como educadores Infantis a maior motivação que conduz e alimenta essa pesquisa diz respeito principalmente à pífia de homens como docentes na Educação Infantil, mesmo considerando todos os aspectos de uma educação marcada em valores patriarcais, machistas e conservadores onde a mulher era reservada o papel de reprodutoras de filhos, cuidadoras da casa, a criação e o cuidar dos homens e dos filhos sempre no lar; aos homens o papel de provedor dos filhos, machos da casa e sempre nas ocupações de mando e domínio principalmente da rua.Esta pesquisa tem caráter quali e quantitativa e como metodologia foi utiliza da pesquisa in loco na Secretaria de Educação da cidade de Macau – RN e nas quatro creches em que foi aplicado um questionário com quatro homens polivalentes da Educação Infantil desta cidade.Utilizamos autores como: Venturine e Thomasi (2013), Ploennes (2012),Dalfovo, Lana e Silveira (2008) para fortalecer os argumentos. Diante do exposto consideramos que apesar de existir em uma expressiva minoria de polivalente da Educação Infantil do sexo masculino na cidade de Macau – RN é preciso que nestas instituições de ensino se tenha uma homogeneidade de gêneros.