A prática de monitoria durante a graduação proporciona benefícios tanto para o monitor como para o professor orientador e os alunos monitorados. O aluno monitor tem a oportunidade de adquirir experiências relacionadas com a prática docente ao mesmo tempo em que o professor que o orienta pode contar com a sua ajuda para desenvolvimentos de atividades inerentes a disciplina a qual leciona. Os monitorados, por sua vez, encontram suporte na monitoria durante o processo de construção do conhecimento. A disciplina Botânica Criptogâmica, ministrada no primeiro período do curso de Ciências Biológicas, no Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contou com a participação de três monitores durante o período 2015.1, que desempenharam atividades de atendimento e reforço de alunos assim como a participação e auxilio nas aulas teóricas e praticas da disciplina. Após o desenvolvimento dessas atividades surgiu o interesse de investigar se a prática de monitoria contribui no processo de aprendizagem dos alunos monitorados. Para tanto, aplicou-se um questionário aos alunos que frequentavam a monitoria. Com a análise do questionário pode-se perceber que a monitoria fez diferença para esses alunos, já que segundo os mesmos a monitoria, dentre outras contribuições, favoreceu o entendimento dos conteúdos da disciplina. Desse modo pode-se concluir que foi de suma importância à atividade de monitoria, no referido período, para esses alunos que buscaram o apoio e suporte dos monitores.