Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO DISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL : UM OLHAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PARNAÍBA.

Palavra-chaves: CONHECIMENTO, LIBRAS, PROFESSOR Pôster (PO) Educação Especial
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A escola é um espaço social, importante na formação dos indivíduos em todos os seus aspectos. É um espaço de aprendizagem, de diferenças e de trocas de conhecimento, por isso deve atender a todos sem distinção, a fim de não promover fracassos, discriminações e exclusões. As crianças surdas entram na escola sem conhecer a língua, isso porque a maioria delas vem de famílias ouvintes que não sabem a língua de sinais, contudo, percebe-se a necessidade de inserir a LIBRAS, no contexto escolar, não só como conteúdo, mas, como disciplina a ser ensinada, por isso, é importante que o ensino de LIBRAS seja incluído nas séries iniciais do ensino fundamental para que o surdo possa adquirir uma língua e posteriormente receber informações escolares em língua de sinais. É interessante analisaras propostas pedagógicas da escola, pensando na inserção da libras. Uma vez que com a inclusão social os professores, devem está qualificados e preparados para receber crianças especiais, surdas ou deficientes auditivas o que não acontece. ainda ocorre preconceito da sociedade quanto ao deficiente auditivo, e a pessoa surda, contudo é preciso que haja educadores preparados e qualificados amenizando essa problemática, sociedade só alcançará seu objetivo quando todas as pessoas tiverem acesso à informação e conhecimento. A função da LIBRAS na escola, é essencial para o desenvolvimento do surdo, por isso, a escola não pode apenas colocar duas línguas nas classes, é preciso que seja pensado, a priore no curricular da escola de forma que haja a inserção de forma correta e planejada, outro ponto relevante desrespeita aos profissionais, uma vez que é necessário a qualificação dos mesmos, para favorecer surdos e ouvintes, a fim de tornar o ensino apropriado a particularidade de cada aluno. Nesse processo de integração deve ser feito um trabalho de conscientização no âmbito escolar, sendo essencial para a construção de uma sociedade justa e igualitária, para que as diferenças sejam consideradas e respeitadas. Mas, para isso é necessário que os discentes abracem essa situação, assim, buscando maior compreensão, houve-se a necessidade de conhecer; a inserção da Língua Brasileira de Sinais como disciplina no ensino fundamental, proposta que não veio do acaso, mas, por meio de leituras realizadas e relatos de professores, que não sabiam como trabalhar, ou desenvolver qualquer atividade com crianças surdas em sala de aula. Analisando esse pressuposto, a questão que norteia essa pesquisa é; Qual a posição dos professores quanto a inserção da Língua Brasileira de Sinais como disciplina?. A Investigação foi realizada em duas escolas públicas municipais da cidade de Parnaíba-PI, com professores que atuam no ensino fundamental na referida Instituição. O questionário foi a ferramenta escolhida para a coleta de dados pela sua facilidade na aplicação e por ser o melhor instrumento para a participação das professoras. Quanto aos resultados, infelizmente observou-se que os docentes não encontram-se preparados para receber alunos surdos e ficou dividido uma é a favor da libras como disciplina e a outra não.

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