Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa a respeito da percepção de docentes do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Estaduais em Areia-PB, a respeito da homofobia. A coleta dos dados foi realizada com um grupo de onze professores, por meio de um questionário semiestruturado, em julho de 2014. Para a análise dos dados foram discutidos os conceitos de Homofobia, Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Violência Homofóbica. Os resultados revelaram que os docentes colaboradores compreendem a homofobia como preconceito gerador de exclusão e violência, porém não se consideram aptos para tratar a temática em sala de aula. Além disso, os docentes afirmaram que a temática deve ser tratada como conteúdo obrigatório em disciplinas, uma vez que, a falta de conhecimento sobre homofobia é um dos fatores que leva ao preconceito e à violência homofóbica nas escolas, contribuindo para o mau desempenho escolar das vítimas. Podemos concluir que o processo de formação docente continuada, se constitui como uma das principais maneiras de se combater a homofobia no ambiente escolar, uma vez que, como participantes desta formação, os professores poderão se tornar aptos no desenvolvimento do tema frente às situações de homofobia que venham a se manifestar no ambiente escolar.