A educação é tida como responsável pela transformação e desenvolvimento social em todas as suas esferas, por isso a necessidade e importância da formação inicial ser bem fundamentada é de extrema relevância. Considerando, portanto, como pressuposto, a importância da educação para a sociedade e a formação do sujeito pensante, pretende-se analisar a formação profissional docente e a relevância do PIBID e uma possível comparação com o estágio curricular supervisionado. Para isso, nos respaldamos em obras de autores que discutem a temática, dos quais se destacam: Pimenta e Lima (2006), Dante (2015), dentre outros. Dessa maneira, a pesquisa apresenta como procedimento metodológico, uma abordagem qualitativa e se utiliza da pesquisa bibliográfica e documental, embasando-se em documentos como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, como também o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Biologia. Portanto, entendemos no decorrer da produção, que os alunos estagiários apesar de compreenderem as atribuições docentes de acordo com a organização curricular, em comparação com o programa, nota-se o PIBID com uma potencialidade mais elevada, por atuarem na escola com mais assiduidade e precocidade. Portanto, são estimulados a refletirem sobre a sua relação teoria e prática mais cedo e consequentemente construírem sua identidade docente com mais brevidade, adquirindo maturidade profissional.