Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EAD – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, POLÍTICA PÚBLICA, MODALIDADE DE ENSINO, FORMAÇÃO PERMANENTE Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
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Para atingir tais objetivos utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com revisão bibliográfica da literatura sobre o tema aludido com foco no objeto de estudo. E, finalmente, foram tecidas as considerações sobre o papel da EAD enquanto modalidade de ensino tendo em vista todas as situações abordadas nos capítulos e a difusão das novas tecnologias aplicadas à educação, além das implicações dessa nova tendência nos processos educacionais.O presente estudo analisa a EAD – Educação a Distância – na contemporaneidade em meio a desafios e perspectivas em busca de uma identidade e que está inserida n" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, POLÍTICA PÚBLICA, MODALIDADE DE ENSINO, FORMAÇÃO PERMANENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID244_19082016151503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MARIA DE CASTRO PONTES" "autor_nome_curto" => "DI CASTRO " "autor_email" => "tutoria.eduambiental@gmai" "autor_ies" => "SEMEC/NATAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19753 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3485 "inscrito_id" => 244 "titulo" => "A EAD – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE" "resumo" => "O presente estudo analisa a EAD – Educação a Distância – na contemporaneidade em meio a desafios e perspectivas em busca de uma identidade e que está inserida no contexto educacional como uma modalidade de ensino abordada por uma proposta política de educação permanente. 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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente estudo analisa a EAD – Educação a Distância – na contemporaneidade em meio a desafios e perspectivas em busca de uma identidade e que está inserida no contexto educacional como uma modalidade de ensino abordada por uma proposta política de educação permanente. Ante as elucubrações ao longo do curso, constataram-se análises que confirmam que a Educação é permanente, mais suas modalidades não, pois, estas nascem com as políticas públicas. O que é permanente tem duração e é processo ao longo da vida, mais uma ou outra modalidade adjetivada da educação não é permanente, pois, depende também das políticas econômicas que determinam certas ações no âmbito educacional. Assim, apresenta-se como objetivo geral, analisar as implicações que permeiam a EAD em seus aspectos: político, social, científico, tecnológico, teórico e educacional que a introjetam como modalidade de ensino frente às políticas públicas de formação permanente, pois, se infere que tais políticas se constituem instrumento de avanço ou permanência a determinados fatos face às reformas educacionais embasadas na busca de estratégias e metodologias de intervenção no contexto escolar. Para atingir tais objetivos utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com revisão bibliográfica da literatura sobre o tema aludido com foco no objeto de estudo. E, finalmente, foram tecidas as considerações sobre o papel da EAD enquanto modalidade de ensino tendo em vista todas as situações abordadas nos capítulos e a difusão das novas tecnologias aplicadas à educação, além das implicações dessa nova tendência nos processos educacionais.

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