O Ensino de Ciências e Biologia muitas vezes está atrelado ao comportamento monótono do professor de explicar suas aulas, apenas explicando os assuntos de modo expositivo que já é comum aos alunos. Um exemplo disso é o modelo do mosaico fluido (proposto por Singer e Nicholson), que é uma estrutura na qual só é visualizada no livro didático, e muitas vezes os alunos não conseguem acompanhar a linha de raciocínio do professor. Uma boa alternativa para a melhor assimilação do assunto é abordar atividades lúdicas, pois os mesmos aprendem de maneira divertida e atrativa. Este trabalho tem por intuito apresentar um modelo didático do mosaico fluido que também é um jogo, a fim de facilitar a compreensão dos alunos a respeito dessa estrutura celular em tamanho aumentado e palpável. O jogo levou em consideração as características das membranas celulares animal e as funções dos componentes estruturais das mesmas (proteínas, glicocálice, fosfato, ácido graxo e colesterol). O modelo foi confeccionado com material de fácil acesso, encontrados em qualquer papelaria. Outros componentes são materiais reciclados. O jogo consiste no modelo do mosaico fluido, um dado e uma planilha com cartões pergunta. O dado contém as cores respectivas das estruturas da membrana, onde tem perguntas específicas (colesterol, glicocálice, fosfato, ácido graxo e proteínas). O jogo iniciou quando o representante de um grupo foi escolhido e jogou o dado. De acordo com a face do dado que caiu, o professor leu a pergunta para o grupo, onde tinha um minuto para responderem. Os membros do grupo debatiam sobre a resposta da pergunta e entravam em consenso para a resposta final. A resposta estando correta, o grupo ganha o equivalente a 1 ponto, estando errada, não pontua e o professor informa a resposta correta. O jogo termina quando todos os cartões forem respondidos. Como resultado, observou-se que os alunos melhoraram o rendimento ao ser analisado os testes feitos antes e depois do jogo, mostrando a importância que teve o jogo. O jogo foi bem proveitoso para os alunos onde os mesmos a receberam muito bem e mostrou ser um bom método que contribuiu de modo positivo no ensino-aprendizagem dos discentes.