Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇAO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVA NA CIDADE DE PATOS-PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, FERRAMENTA DE APOIO, TECNOLOGIA ASSISTIVA Pôster (PO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19615
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3671
    "inscrito_id" => 2472
    "titulo" => "TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇAO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVA NA CIDADE DE PATOS-PB"
    "resumo" => "Atualmente percebe-se vários avanços na sociedade atual, e a tecnologia está inserida de forma que vem através de diversas ferramentas contribuindo para a melhoria da educação. Por isso este estudo objetiva discutir como os recursos tecnológicos podem contribuir para uma educação especial, enfatizando a tecnologia assistiva para deficientes visuais com o contexto de educação atual nas instituições de ensino. Esse estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, como também uma coleta de dados através de uma visita a Escola Especial. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, tendo em vista que procurou entender os fenômenos que se encontra no uso das tecnologias assistivas. Para obtenção dos resultados da pesquisa foi utilizado o software Dosvox, visto que age como ferramenta de apoio. É possível perceber através do estudo que por meio da utilização da informática educativa, utilizando as ferramentas computacionais adequadas as condições de compreender os conteúdos será superior a métodos tradicionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, FERRAMENTA DE APOIO, TECNOLOGIA ASSISTIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA14_ID2472_19082016235031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA TAMIRES ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "ftamires.as@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19615
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3671
    "inscrito_id" => 2472
    "titulo" => "TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇAO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVA NA CIDADE DE PATOS-PB"
    "resumo" => "Atualmente percebe-se vários avanços na sociedade atual, e a tecnologia está inserida de forma que vem através de diversas ferramentas contribuindo para a melhoria da educação. Por isso este estudo objetiva discutir como os recursos tecnológicos podem contribuir para uma educação especial, enfatizando a tecnologia assistiva para deficientes visuais com o contexto de educação atual nas instituições de ensino. Esse estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, como também uma coleta de dados através de uma visita a Escola Especial. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, tendo em vista que procurou entender os fenômenos que se encontra no uso das tecnologias assistivas. Para obtenção dos resultados da pesquisa foi utilizado o software Dosvox, visto que age como ferramenta de apoio. É possível perceber através do estudo que por meio da utilização da informática educativa, utilizando as ferramentas computacionais adequadas as condições de compreender os conteúdos será superior a métodos tradicionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, FERRAMENTA DE APOIO, TECNOLOGIA ASSISTIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA14_ID2472_19082016235031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA TAMIRES ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "ftamires.as@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Atualmente percebe-se vários avanços na sociedade atual, e a tecnologia está inserida de forma que vem através de diversas ferramentas contribuindo para a melhoria da educação. Por isso este estudo objetiva discutir como os recursos tecnológicos podem contribuir para uma educação especial, enfatizando a tecnologia assistiva para deficientes visuais com o contexto de educação atual nas instituições de ensino. Esse estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, como também uma coleta de dados através de uma visita a Escola Especial. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, tendo em vista que procurou entender os fenômenos que se encontra no uso das tecnologias assistivas. Para obtenção dos resultados da pesquisa foi utilizado o software Dosvox, visto que age como ferramenta de apoio. É possível perceber através do estudo que por meio da utilização da informática educativa, utilizando as ferramentas computacionais adequadas as condições de compreender os conteúdos será superior a métodos tradicionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.