É sabido que os ensinos de graduação de cursos de saúde no Brasil estão dotados de marcas de uma tradição ainda centrada em conteúdos e uma pedagogia da transmissão, um formato enciclopédico e uma orientação pela doença e reabilitação. Por isso, é fundamental vislumbrar nos Programas de Residência Multiprofissional para formação profissional, nos quais se busca desenvolver uma proposta em rede articulando as instituições de ensino, a gestão do SUS, os serviços de saúde e a comunidade. Assim, a ênfase não deve ser numa educação voltada apenas para a transmissão de conhecimento, mas para as relações sociais, para a problematização e transformação da realidade, integrando docentes, discentes, usuárias(os), gestoras(es), trabalhadoras(es) e profissionais de saúde no cotidiano dos serviços para a consolidação do Sistema Único de Saúde. A pertinência deste relato está imerso no conhecimento adquirido pelos integrantes do grupo de Residentes Multiprofissionais em Atenção Básica, Saúde da Família e comunidade, ao vivenciar o trabalho multiprofissional no cotidiano de um serviço na atenção primária em saúde. Este estudo objetiva relatar e refletir a experiências vivenciadas no trabalho em equipe multiprofissional no Programa de Residência Multiprofissional em saúde como fator contribuinte para formação profissional. A permanência diária no campo de trabalho permite novos olhares que perpassam o ambiente teórico, aproximando os integrantes da realidade e gerando uma diversificação de cenários de aprendizagem. Ademais, também é possível a sensibilização da responsabilidade social de profissionais da Estratégia Saúde da família, favorecendo o repensar do papel da equipe na interlocução.