Introdução: A aquisição das habilidades motoras é considerada um processo dinâmico e complexo e podem ser convertidas em atividades artesanais, dependente da destreza manual de quem as produzem. Objetivos: Comparar a habilidade manual da mão dominante com a mão não dominante de mulheres artesãs, comparar a habilidade manual da mão dominante com a mão não dominante de mulheres não artesãs e correlacionar o tempo de exercício laboral como artesã com a habilidade manual de mulheres artesãs. Metodologia: Pesquisa de caráter exploratório, descritivo e transversal, com abordagem quantitativa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba. Participaram do estudo 25 mulheres artesãs e 25 não artesãs. Foram utilizados: o Roteiro de Entrevista, o Inventário de Dominância Lateral de Edimburgo e Purdue Pegboard Test. A análise estatística foi realizada através do software IBM SPSS Statistics versão 18.0, sendo adotado o nível de significância de 5% (p