O campo de estudos sobre a psicomotricidade infantil tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de crianças, utilizando-se de experiências motoras e cognitivas indispensáveis à maturação. A psicomotricidade engloba toda a relação do indivíduo com o meio ambiente e o meio social e, sua relação com o próprio corpo e a sua composição biológica e formação intelectual. Detectar precocemente fatores que interferem neste processo de amadurecimento, pode ajudar a corrigi-los e garantir um desenvolvimento adequado e que não resulte em problemas futuros para este indivíduo. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de avaliar o desenvolvimento psicomotor infantil relacionado às práticas de atividades no âmbito escolar, com o auxílio de ferramentas de fácil acesso, visando uma avaliação sistemática, metodológica e exploratória. Em sua composição, a Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto, que compreende atividades motoras para cada faixa etária, foi um importante auxílio para observar a coordenação motora de cada educando participante. Os três elementos observados foram à motricidade fina, motricidade global e equilíbrio, elementos estes, substanciais para um bom desenvolvimento do indivíduo e sua relação com o mundo. Em tudo isso, abordar a psicomotricidade no âmbito escolar, fomenta o desenvolvimento psicomotor satisfatório, como também, uma relação saudável e produtiva da criança em seu meio social.