Artigo Anais I CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AVALIAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE EM EDUCANDOS ENTRE 8 E 10 ANOS ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS DE FÁCIL ACESSO

Palavra-chaves: DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PSICOMOTRICIDADE, MATURAÇÃO, MOTRICIDADE, MOTRICIDADE Pôster (PO) AT-04: ENFERMAGEM
"2016-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18989
    "edicao_id" => 43
    "trabalho_id" => 573
    "inscrito_id" => 1017
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE EM EDUCANDOS ENTRE 8 E 10 ANOS ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS DE FÁCIL ACESSO"
    "resumo" => "O campo de estudos sobre a psicomotricidade infantil tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de crianças, utilizando-se de experiências motoras e cognitivas indispensáveis à maturação. A psicomotricidade engloba toda a relação do indivíduo com o meio ambiente e o meio social e, sua relação com o próprio corpo e a sua composição biológica e formação intelectual. Detectar precocemente fatores que interferem neste processo de amadurecimento, pode ajudar a corrigi-los e garantir um desenvolvimento adequado e que não resulte em problemas futuros para este indivíduo. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de avaliar o desenvolvimento psicomotor infantil relacionado às práticas de atividades no âmbito escolar, com o auxílio de ferramentas de fácil acesso, visando uma avaliação sistemática, metodológica e exploratória. Em sua composição, a Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto, que compreende atividades motoras para cada faixa etária, foi um importante auxílio para observar a coordenação motora de cada educando participante. Os três elementos observados foram à motricidade fina, motricidade global e equilíbrio, elementos estes, substanciais para um bom desenvolvimento do indivíduo e sua relação com o mundo. Em tudo isso, abordar a psicomotricidade no âmbito escolar, fomenta o desenvolvimento psicomotor satisfatório, como também, uma relação saudável e produtiva da criança em seu meio social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-04: ENFERMAGEM"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PSICOMOTRICIDADE, MATURAÇÃO, MOTRICIDADE, MOTRICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD4_SA4_ID1017_29052016203359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS"
    "autor_email" => "nessa_borboleta1@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18989
    "edicao_id" => 43
    "trabalho_id" => 573
    "inscrito_id" => 1017
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE EM EDUCANDOS ENTRE 8 E 10 ANOS ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS DE FÁCIL ACESSO"
    "resumo" => "O campo de estudos sobre a psicomotricidade infantil tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de crianças, utilizando-se de experiências motoras e cognitivas indispensáveis à maturação. A psicomotricidade engloba toda a relação do indivíduo com o meio ambiente e o meio social e, sua relação com o próprio corpo e a sua composição biológica e formação intelectual. Detectar precocemente fatores que interferem neste processo de amadurecimento, pode ajudar a corrigi-los e garantir um desenvolvimento adequado e que não resulte em problemas futuros para este indivíduo. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de avaliar o desenvolvimento psicomotor infantil relacionado às práticas de atividades no âmbito escolar, com o auxílio de ferramentas de fácil acesso, visando uma avaliação sistemática, metodológica e exploratória. Em sua composição, a Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto, que compreende atividades motoras para cada faixa etária, foi um importante auxílio para observar a coordenação motora de cada educando participante. Os três elementos observados foram à motricidade fina, motricidade global e equilíbrio, elementos estes, substanciais para um bom desenvolvimento do indivíduo e sua relação com o mundo. Em tudo isso, abordar a psicomotricidade no âmbito escolar, fomenta o desenvolvimento psicomotor satisfatório, como também, uma relação saudável e produtiva da criança em seu meio social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-04: ENFERMAGEM"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PSICOMOTRICIDADE, MATURAÇÃO, MOTRICIDADE, MOTRICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD4_SA4_ID1017_29052016203359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS"
    "autor_email" => "nessa_borboleta1@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2016

Resumo

O campo de estudos sobre a psicomotricidade infantil tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de crianças, utilizando-se de experiências motoras e cognitivas indispensáveis à maturação. A psicomotricidade engloba toda a relação do indivíduo com o meio ambiente e o meio social e, sua relação com o próprio corpo e a sua composição biológica e formação intelectual. Detectar precocemente fatores que interferem neste processo de amadurecimento, pode ajudar a corrigi-los e garantir um desenvolvimento adequado e que não resulte em problemas futuros para este indivíduo. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de avaliar o desenvolvimento psicomotor infantil relacionado às práticas de atividades no âmbito escolar, com o auxílio de ferramentas de fácil acesso, visando uma avaliação sistemática, metodológica e exploratória. Em sua composição, a Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto, que compreende atividades motoras para cada faixa etária, foi um importante auxílio para observar a coordenação motora de cada educando participante. Os três elementos observados foram à motricidade fina, motricidade global e equilíbrio, elementos estes, substanciais para um bom desenvolvimento do indivíduo e sua relação com o mundo. Em tudo isso, abordar a psicomotricidade no âmbito escolar, fomenta o desenvolvimento psicomotor satisfatório, como também, uma relação saudável e produtiva da criança em seu meio social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.