AS POSSIBILIDADES DE APRENDER NA VELHICE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES IDOSAS FORMADAS PELA UAMA
"2016-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18911 "edicao_id" => 43 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 444 "titulo" => "AS POSSIBILIDADES DE APRENDER NA VELHICE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES IDOSAS FORMADAS PELA UAMA" "resumo" => "Objetivou-se conhecer as representações sociais sobre as possibilidades de aprender na velhice, construídas por idosas egressas da UAMA/UEPB. Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa realizado com 20 idosas. A coleta dos dados foi realizada nos meses de outubro a dezembro de 2014. Todo material empírico foi submetido a análise textual. Os resultados apontaram que formação oferecida pela UAMA foi um divisor de águas na vida dessas mulheres, ao referirem que o curso mudou seus mundos e fazendo-as pessoas melhores, inferindo que o fato de participarem de atividades pedagógicas que lhe proporcionassem maior conhecimento sobre o processo de envelhecimento humano foi de extrema valia, auxiliando-as a enfrentar os problemas e necessidades dessa etapa de vida conscientemente, lhes proporcionando liberdade de pensamento, reconhecimento de potencialidades e capacidades resilientes, introduzindo-as num mundo de descobertas e reinserção social e acima de tudo ajudando-as a reinventar a velhice e enfrentar de maneira mais positiva os acontecimentos oriundos do processo de envelhecimento humano e suas consequências. As representações sociais do aprender na velhice, inferidas pelas idosas sinalizaram posicionamentos positivos em relação a conceitos e condutas que regem as ações de cuidado, levando a atitudes e reações apropriadas, a um estilo de velhice saudável, demonstrando assim a necessidade de se integrar ações educativas em todos os projetos sociais voltados aos idosos, criação de políticas públicas que assegurem esse movimento de troca e de aprendizado mais direcionado e reificado, que atenda às necessidades dos idosos, perante suas limitações, perdas e condições de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-04: ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "ENVELHECIMENTO, EDUCAÇÃO, ENFERMAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD1_SA4_ID444_30042016185716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERBENA SANTOS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "VERBENA ARAÚJO" "autor_email" => "verbena.bio.enf@hotmail.c" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conbracis" "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016" "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg" "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18911 "edicao_id" => 43 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 444 "titulo" => "AS POSSIBILIDADES DE APRENDER NA VELHICE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES IDOSAS FORMADAS PELA UAMA" "resumo" => "Objetivou-se conhecer as representações sociais sobre as possibilidades de aprender na velhice, construídas por idosas egressas da UAMA/UEPB. Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa realizado com 20 idosas. A coleta dos dados foi realizada nos meses de outubro a dezembro de 2014. Todo material empírico foi submetido a análise textual. Os resultados apontaram que formação oferecida pela UAMA foi um divisor de águas na vida dessas mulheres, ao referirem que o curso mudou seus mundos e fazendo-as pessoas melhores, inferindo que o fato de participarem de atividades pedagógicas que lhe proporcionassem maior conhecimento sobre o processo de envelhecimento humano foi de extrema valia, auxiliando-as a enfrentar os problemas e necessidades dessa etapa de vida conscientemente, lhes proporcionando liberdade de pensamento, reconhecimento de potencialidades e capacidades resilientes, introduzindo-as num mundo de descobertas e reinserção social e acima de tudo ajudando-as a reinventar a velhice e enfrentar de maneira mais positiva os acontecimentos oriundos do processo de envelhecimento humano e suas consequências. As representações sociais do aprender na velhice, inferidas pelas idosas sinalizaram posicionamentos positivos em relação a conceitos e condutas que regem as ações de cuidado, levando a atitudes e reações apropriadas, a um estilo de velhice saudável, demonstrando assim a necessidade de se integrar ações educativas em todos os projetos sociais voltados aos idosos, criação de políticas públicas que assegurem esse movimento de troca e de aprendizado mais direcionado e reificado, que atenda às necessidades dos idosos, perante suas limitações, perdas e condições de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-04: ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "ENVELHECIMENTO, EDUCAÇÃO, ENFERMAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD1_SA4_ID444_30042016185716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERBENA SANTOS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "VERBENA ARAÚJO" "autor_email" => "verbena.bio.enf@hotmail.c" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conbracis" "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016" "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg" "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }