INTRODUÇÃO: O ato de morrer é um rito pelo qual todo ser vivente uma dia passará. Percebe-se que a morte não é um mero evento biológico e inevitável, mas sim um processo socialmente construído, com implicações diretas ao moribundo, à sua família e àqueles que o assistem. OBJETIVO: analisar como os estudantes da Enfermagem Brasileira lidam com a morte e o morrer durante o período da graduação. MATERIAIS E MÉTODOS: Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, cuja busca foi realizada no sítio da Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF, e Index Psicologia, segundo critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. RESULTADOS: Foram obtidos 17 artigos, dos quais, após exaustiva leitura e análise segundo Bardin, obtiveram-se 03 categorias temáticas, sendo elas: “vivenciando a morte e o ato de morrer na prática assistencial”, “a morte e o morrer numa dimensão pessoal”, e “a morte e o morrer em sala de aula”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudante de Enfermagem Brasileira está sendo formado despreparado para lidar com a morte e o morrer devido à carências acadêmicas, resultando em profissionais com dificuldades ao lidar com a morte e o morrer.