Resumo: O artigo procura refletir a problemática do Ensino de História, direcionando ao estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena à luz da lei 11.645/08, para tanto traz a baila o resultado da experiência de Pesquisa e Extensão realizadas nas escolas de área urbana e rural do município de Parintins-AM, no período de agosto de 2013 a agosto de 2014, a fim de verificar se de fato as escolas estão se adequando a referida lei, de que forma esse conteúdos são proporcionados aos alunos, seriam com o intuito de mudança de mentalidades, bem como levá-los a reflexão sobre a importância do negro e indígena na construção cultural do Brasil, ou como uma simples imposição da lei. Neste sentido no primeiro momento realizou-se o estudo sobre os teóricos a fim de proporcionar-nos o aporte teórico necessário para desenvolver tal pesquisas, em seguida partimos para o trabalho in loco a partir de visitas realizadas nas referidas escolas, durante essas visita realizamos atividades onde buscou-se enfatizar a cultura afro-brasileira e indígena, bem como problematiza algumas questões relacionadas a temática a fim de desenvolver uma consciência histórica nos estudantes para que compreendessem que tais povos deixaram um legado significativo à cultura e sociedade brasileira. Como resultados obtidos nessa pesquisa, percebemos que muitas escolas ainda não se adequaram à nova lei devido a vários problemas, dentre eles a falta de formação continuada aos professores, que sentem dificuldades em inserir as novas temáticas no planos de aula devido ao déficit na própria formação, uma vez que essas temáticas não fizeram parte da formação da maioria dos professores que estão em sala.