Esta pesquisa aborda a temática sobre a gestão escolar, realizada no período de agosto de 2012 a julho de 2013 e teve como objetivo analisar os procedimentos do gestor escolar que legitimam o sucesso ou fracasso de uma escola pública no município de Parintins. Assim, trabalhamos nessa pesquisa utilizando as metodologias qualitativas em consonância com a quantitativa, através de estudo de caso. Dessa forma, usou-se como instrumentos de coletas de dados a análise de documentos, entrevista e a observação participante os quais nos permitiu observar, interpretar e identificar os processos interativos através de uma visão mais aprofundada do objetivo que foi traçado. Partindo desse princípio tivemos os seguintes resultados: A escola apresenta um índice satisfatório de rendimento no aprendizado dos alunos, atendendo as expectativas da Secretaria Municipal de Educação – SEMED; A escola cumpre com as suas atividades pedagógicas e administrativas, de acordo com o currículo que lhe é proposto por suas mantenedoras (DIOCESE e PREFEITURA MUNICIPAL DE PARINTINS), com as quais mantém um ótimo relacionamento. Em suma, a gestão escolar observada caracteriza-se no estilo de gestão participativa e democrática, pois nas tomadas de decisões há o envolvimento de toda comunidade escolar, contribuindo para o sucesso ou fracasso da instituição. Portanto, a gestão educacional dependendo de como esta for realizada pode sim influenciar para o sucesso ou insucesso dos alunos.