Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Palavra-chaves: Estratégias De Leitura, Formação Do Leitor, Democratização Da Leitura Comunicação Oral 14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 171
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 350
    "inscrito_id" => 1348
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "resumo" => "(INTRODUÇÃO) Este trabalho é fruto das experiências de mediação da leitura como bolsista,  coordenadora e pesquisadora do Projeto BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), que desenvolve em suas visitas semanais um trabalho de incentivo ao gosto pela leitura, mediante estratégias que tornam essa mediação mais prazerosa e dinâmica, envolvendo público variado em espaço escolar e não escolar. O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias utilizadas e como elas influenciam na formação de novos leitores, além de promover uma reflexão de como tem sido feito esse incentivo nas escolas que recebem a visita do projeto. (METODOLOGIA) Para se discutir a concepção de leitura, utilizou-se como referência os estudos de Martins (1997); as estratégias de leitura as contribuições foram advindas de Koch (2006) Kleiman (1997), Solé (1998) e Sampaio (2010). Partiu-se da compreensão de que a leitura é uma ferramenta pedagógica que contribui tanto para a formação educacional como social dos sujeitos, dando-lhes a oportunidade de uma compreensão de mundo e de aquisição de novos conhecimentos através da acessibilidade aos livros. (RESULTADOS) O Projeto BALE em sua trajetória extensionista tem sido esse modelo de inovação no incentivo a leitura e na formação de leitores, desenvolvendo ações que unem o incentivo ao lúdico, gerando uma aprendizagem espontânea, onde os sujeitos são estimulados a buscar a leitura como fonte de conhecimento, isso através das estratégias que são planejadas e discutidas para que haja de fato um trabalho motivador, onde os mesmos se sintam estimulados a buscar mais leitura. (CONCLUSÃO) Conclui-se dessa forma que as estratégias de mediação da leitura são fundamentais para a constituição de leitores. Sendo essas estratégias, ferramentas que devem estimular o gosto pela leitura, utilizando a ludicidade como base dessa formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Estratégias de leitura, Formação do leitor, Democratização da leitura"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "4fe538bb4a108e67543d986061cabc50_1348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MANU MEDEIROS"
    "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 171
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 350
    "inscrito_id" => 1348
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "resumo" => "(INTRODUÇÃO) Este trabalho é fruto das experiências de mediação da leitura como bolsista,  coordenadora e pesquisadora do Projeto BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), que desenvolve em suas visitas semanais um trabalho de incentivo ao gosto pela leitura, mediante estratégias que tornam essa mediação mais prazerosa e dinâmica, envolvendo público variado em espaço escolar e não escolar. O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias utilizadas e como elas influenciam na formação de novos leitores, além de promover uma reflexão de como tem sido feito esse incentivo nas escolas que recebem a visita do projeto. (METODOLOGIA) Para se discutir a concepção de leitura, utilizou-se como referência os estudos de Martins (1997); as estratégias de leitura as contribuições foram advindas de Koch (2006) Kleiman (1997), Solé (1998) e Sampaio (2010). Partiu-se da compreensão de que a leitura é uma ferramenta pedagógica que contribui tanto para a formação educacional como social dos sujeitos, dando-lhes a oportunidade de uma compreensão de mundo e de aquisição de novos conhecimentos através da acessibilidade aos livros. (RESULTADOS) O Projeto BALE em sua trajetória extensionista tem sido esse modelo de inovação no incentivo a leitura e na formação de leitores, desenvolvendo ações que unem o incentivo ao lúdico, gerando uma aprendizagem espontânea, onde os sujeitos são estimulados a buscar a leitura como fonte de conhecimento, isso através das estratégias que são planejadas e discutidas para que haja de fato um trabalho motivador, onde os mesmos se sintam estimulados a buscar mais leitura. (CONCLUSÃO) Conclui-se dessa forma que as estratégias de mediação da leitura são fundamentais para a constituição de leitores. Sendo essas estratégias, ferramentas que devem estimular o gosto pela leitura, utilizando a ludicidade como base dessa formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Estratégias de leitura, Formação do leitor, Democratização da leitura"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "4fe538bb4a108e67543d986061cabc50_1348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MANU MEDEIROS"
    "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

(INTRODUÇÃO) Este trabalho é fruto das experiências de mediação da leitura como bolsista, coordenadora e pesquisadora do Projeto BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), que desenvolve em suas visitas semanais um trabalho de incentivo ao gosto pela leitura, mediante estratégias que tornam essa mediação mais prazerosa e dinâmica, envolvendo público variado em espaço escolar e não escolar. O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias utilizadas e como elas influenciam na formação de novos leitores, além de promover uma reflexão de como tem sido feito esse incentivo nas escolas que recebem a visita do projeto. (METODOLOGIA) Para se discutir a concepção de leitura, utilizou-se como referência os estudos de Martins (1997); as estratégias de leitura as contribuições foram advindas de Koch (2006) Kleiman (1997), Solé (1998) e Sampaio (2010). Partiu-se da compreensão de que a leitura é uma ferramenta pedagógica que contribui tanto para a formação educacional como social dos sujeitos, dando-lhes a oportunidade de uma compreensão de mundo e de aquisição de novos conhecimentos através da acessibilidade aos livros. (RESULTADOS) O Projeto BALE em sua trajetória extensionista tem sido esse modelo de inovação no incentivo a leitura e na formação de leitores, desenvolvendo ações que unem o incentivo ao lúdico, gerando uma aprendizagem espontânea, onde os sujeitos são estimulados a buscar a leitura como fonte de conhecimento, isso através das estratégias que são planejadas e discutidas para que haja de fato um trabalho motivador, onde os mesmos se sintam estimulados a buscar mais leitura. (CONCLUSÃO) Conclui-se dessa forma que as estratégias de mediação da leitura são fundamentais para a constituição de leitores. Sendo essas estratégias, ferramentas que devem estimular o gosto pela leitura, utilizando a ludicidade como base dessa formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.