TEORIAS DA APRENDIZAGEM: OS PRINCIPAIS CONCEITOS E A RELAÇÃO COM O CONTEXTO ESCOLAR
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16982 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1139 "inscrito_id" => 7441 "titulo" => "TEORIAS DA APRENDIZAGEM: OS PRINCIPAIS CONCEITOS E A RELAÇÃO COM O CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O processo de Aprendizagem tem sido muito discutido, principalmente na vida escolar, e analisado ao longo da história de vida dos sujeitos. Nesse sentido, vêm merecendo destaque as discussões e pesquisas sobre as formas e os problemas da aprendizagem entre os profissionais das diversas áreas a fim de discutir o que é, como se dá, como compreender esse processo e suas particularidades. O objetivo desse trabalho é relacionar os principais conceitos das teorias da aprendizagem com o contexto escolar. Como método de procedimento se utilizará o método bibliográfico e método dedutivo, por meio da qual se fará uso de discussões teóricas por meio de livros, artigos e periódicos. A escola, enquanto instituição formadora deveria oferecer ao aluno a possibilidade de aprender de maneira autônoma, através de tentativas pessoais, mas preservando-se o princípio da cooperação, tanto entre alunos, como entre aluno e professor. Segundo Piaget, a escola deveria começar ensinando o aluno a observar e a relacionar o conteúdo com as experiências reais, assim o ensino deve priorizar as experiências reais do sujeito, enquanto um ser inserido em um contexto social, onde o professor tem o papel de orientar para que os objetos sejam explorados pelos alunos. Em face ao exposto, pode-se dizer que considerar as abordagens e formas de ensinar, de considerar o sujeito, o mundo, a sociedade, a escola, a educação, a escola, o professor, o aluno, a metodologia de ensino e as formas de avaliação, são importantes tanto para o desenvolvimento como para o processo ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "TEORIA DA APRENDIZAGEM, CONCEITOS, CONTEXTO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7441_30082015201703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA GOMES ANACLETO" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA ANACLET" "autor_email" => "vganacleto@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16982 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1139 "inscrito_id" => 7441 "titulo" => "TEORIAS DA APRENDIZAGEM: OS PRINCIPAIS CONCEITOS E A RELAÇÃO COM O CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O processo de Aprendizagem tem sido muito discutido, principalmente na vida escolar, e analisado ao longo da história de vida dos sujeitos. Nesse sentido, vêm merecendo destaque as discussões e pesquisas sobre as formas e os problemas da aprendizagem entre os profissionais das diversas áreas a fim de discutir o que é, como se dá, como compreender esse processo e suas particularidades. O objetivo desse trabalho é relacionar os principais conceitos das teorias da aprendizagem com o contexto escolar. Como método de procedimento se utilizará o método bibliográfico e método dedutivo, por meio da qual se fará uso de discussões teóricas por meio de livros, artigos e periódicos. A escola, enquanto instituição formadora deveria oferecer ao aluno a possibilidade de aprender de maneira autônoma, através de tentativas pessoais, mas preservando-se o princípio da cooperação, tanto entre alunos, como entre aluno e professor. Segundo Piaget, a escola deveria começar ensinando o aluno a observar e a relacionar o conteúdo com as experiências reais, assim o ensino deve priorizar as experiências reais do sujeito, enquanto um ser inserido em um contexto social, onde o professor tem o papel de orientar para que os objetos sejam explorados pelos alunos. Em face ao exposto, pode-se dizer que considerar as abordagens e formas de ensinar, de considerar o sujeito, o mundo, a sociedade, a escola, a educação, a escola, o professor, o aluno, a metodologia de ensino e as formas de avaliação, são importantes tanto para o desenvolvimento como para o processo ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "TEORIA DA APRENDIZAGEM, CONCEITOS, CONTEXTO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7441_30082015201703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA GOMES ANACLETO" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA ANACLET" "autor_email" => "vganacleto@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }