Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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PRONATEC: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS (DES)CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

Palavra-chaves: PRONATEC, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional

Resumo

Neste artigo abordaremos as políticas públicas educacionais brasileiras, com ênfase na educação profissional, refletindo sobre o atual contexto da realidade educacional do país. Enfatizaremos o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), instituído pelo governo federal, através da lei n. 12.513/2011. As reflexões aqui suscitadas são frutos de pesquisa bibliográfica, subsidiadas pelo método Dialético e através delas objetivamos discutir algumas contradições que perpassam a materialização do Programa. Concluímos que a materialização do Pronatec, fundamentado na teoria do capital humano, acirra a histórica dualidade educacional do país e contribui para a mercantilização da educação.

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