Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARABIRA: PESQUISANDO USOS, PROPONDO ATIVIDADES

Palavra-chaves: RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESCOLA BÁSICA, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16870
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1202
    "inscrito_id" => 7456
    "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARABIRA: PESQUISANDO USOS, PROPONDO ATIVIDADES"
    "resumo" => """
      Resumo:\r\n
      Diante da necessidade de investir em educação de qualidade, o Brasil tem investido na inclusão tecnológica. Inúmeras ações/medidas que vêm sendo desenvolvidas em diversas regiões do país, nos últimos anos. Porém, tais medidas não são suficientes para promover a efetiva inclusão das novas tecnologias nas escolas, instituições que vivem um cenário de crise e, prescindem de recursos inovadores, soluções criativas e materiais didáticos adaptados às novas demandas de ensino. Assim, diante do potencial pedagógico que os recursos tecnológicos podem oferecer ao ensino, frente às novas demandas e, diante da necessidade de formar profissionais para enfrentar essas novas demandas, objetivou-se analisar a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) na educação básica de Guarabira/PB – no ensino de LP – contribuindo assim, para a formação de profissionais em educação, atendendo desse modo, a uma nova demanda por formação continuada no uso das NTIC. Para realizar a pesquisa, as contribuições de Castells (1991), Marcuschi (2001), Coscarelli (2006), Xavier (2007), Moran (2005), Cysneiros (1999), Kensky (2001) e uma pesquisa de campo, descritiva de cunho quantitativo/qualitativo. Os sujeitos da pesquisa foram 10 participantes, 05 gestores e 05 professores (as) do ensino básico de escolas públicas de Guarabira. A tecnologia faz parte da escola e do cotidiano de docente/discentes da escola básica. No entanto, o domínio desses recursos ainda não se efetivou plenamente, e os usos nem sempre correspondem às expectativas desses alunos e professores das escolas públicas de Guarabira/PB.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESCOLA BÁSICA, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID7456_01092015225905.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO PEREIRA"
    "autor_email" => "irmaozeroberto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16870
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1202
    "inscrito_id" => 7456
    "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARABIRA: PESQUISANDO USOS, PROPONDO ATIVIDADES"
    "resumo" => """
      Resumo:\r\n
      Diante da necessidade de investir em educação de qualidade, o Brasil tem investido na inclusão tecnológica. Inúmeras ações/medidas que vêm sendo desenvolvidas em diversas regiões do país, nos últimos anos. Porém, tais medidas não são suficientes para promover a efetiva inclusão das novas tecnologias nas escolas, instituições que vivem um cenário de crise e, prescindem de recursos inovadores, soluções criativas e materiais didáticos adaptados às novas demandas de ensino. Assim, diante do potencial pedagógico que os recursos tecnológicos podem oferecer ao ensino, frente às novas demandas e, diante da necessidade de formar profissionais para enfrentar essas novas demandas, objetivou-se analisar a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) na educação básica de Guarabira/PB – no ensino de LP – contribuindo assim, para a formação de profissionais em educação, atendendo desse modo, a uma nova demanda por formação continuada no uso das NTIC. Para realizar a pesquisa, as contribuições de Castells (1991), Marcuschi (2001), Coscarelli (2006), Xavier (2007), Moran (2005), Cysneiros (1999), Kensky (2001) e uma pesquisa de campo, descritiva de cunho quantitativo/qualitativo. Os sujeitos da pesquisa foram 10 participantes, 05 gestores e 05 professores (as) do ensino básico de escolas públicas de Guarabira. A tecnologia faz parte da escola e do cotidiano de docente/discentes da escola básica. No entanto, o domínio desses recursos ainda não se efetivou plenamente, e os usos nem sempre correspondem às expectativas desses alunos e professores das escolas públicas de Guarabira/PB.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESCOLA BÁSICA, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID7456_01092015225905.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO PEREIRA"
    "autor_email" => "irmaozeroberto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Resumo: Diante da necessidade de investir em educação de qualidade, o Brasil tem investido na inclusão tecnológica. Inúmeras ações/medidas que vêm sendo desenvolvidas em diversas regiões do país, nos últimos anos. Porém, tais medidas não são suficientes para promover a efetiva inclusão das novas tecnologias nas escolas, instituições que vivem um cenário de crise e, prescindem de recursos inovadores, soluções criativas e materiais didáticos adaptados às novas demandas de ensino. Assim, diante do potencial pedagógico que os recursos tecnológicos podem oferecer ao ensino, frente às novas demandas e, diante da necessidade de formar profissionais para enfrentar essas novas demandas, objetivou-se analisar a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) na educação básica de Guarabira/PB – no ensino de LP – contribuindo assim, para a formação de profissionais em educação, atendendo desse modo, a uma nova demanda por formação continuada no uso das NTIC. Para realizar a pesquisa, as contribuições de Castells (1991), Marcuschi (2001), Coscarelli (2006), Xavier (2007), Moran (2005), Cysneiros (1999), Kensky (2001) e uma pesquisa de campo, descritiva de cunho quantitativo/qualitativo. Os sujeitos da pesquisa foram 10 participantes, 05 gestores e 05 professores (as) do ensino básico de escolas públicas de Guarabira. A tecnologia faz parte da escola e do cotidiano de docente/discentes da escola básica. No entanto, o domínio desses recursos ainda não se efetivou plenamente, e os usos nem sempre correspondem às expectativas desses alunos e professores das escolas públicas de Guarabira/PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.