Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MORDIDA NA CRECHE: QUAIS OS SIGNIFICADOS DESSA EXPRESSÃO INFANTIL?

Palavra-chaves: MORDIDA, EDUCAÇÃO INFANTIL, REDE DE SIGNIFICAÇÕES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A presente pesquisa teve como finalidade analisar as situações de interação em sala de aula, em uma turma de berçário e outra de grupo I (com crianças de 0 a 23 meses de idade), pertencentes a uma creche da rede municipal do Recife em que a mordida aparece como manifestação. Isto, tendo como um dos focos principais os processos de significação que essas manifestações podem adquirir na interpretação e intervenção dos adultos, com apoio na perspectiva teórica da Rede de Significações. Para tal, foi realizado um estudo de cunho etnográfico através da realização de entrevistas (20) com profissionais da educação e pais, bem como, de (5) observações e videogravação em sala de aula. Os resultados indicam que a maneira como estes profissionais e pais significam e intervêm sobre o fenômeno da mordida está relacionada com o contexto sociocultural ao qual estão inseridos e aos discursos sociais que mais lhes são apresentados.

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