Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES COM OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Palavra-chaves: CURSO DE CAPACITAÇÃO, ENSINO PÚBLICO, FORMAÇÃO CONTINUADA Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16710
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2336
    "inscrito_id" => 2351
    "titulo" => "PESQUISA SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES COM OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como foco apresentar informações a respeito da importância da atualização pedagógica, por meio de capacitações, para a formação continuada de professores. Como base dessa pesquisa utilizamos a Escola Estadual de Educação Básica Artur Ramos, localizada no bairro Cavaco, município de Arapiraca, Alagoas. O objetivo deste trabalho foi coletar informações a respeito das capacitações realizadas com os professores da referida escola, a fim de apresentar dados que justifiquem a necessidade por este tipo de atualização pedagógica para o qual o docente é submetido e definir o nível de satisfação dos professores desta escola a respeito das capacitações oferecidas pela instituição em que fazem parte, levando em consideração o que eles pensam a respeito delas, se estão sendo passadas de forma agradável para os docentes, se os profissionais designados para o desenvolvimento das capacitações estão realmente aptos, os horários que os eventos acontecem, a periodicidade, as metodologias utilizadas, etc. Foram considerados quatro níveis de satisfação: Muito Satisfeito; Satisfeito; Insatisfeito e Muito Insatisfeito.  Foi observado que todos os professores entrevistados têm a concepção de que são de grande importância esses cursos. Mas os resultados que diz respeito à qualidade das capacitações em que é oferecida pela instituição foram preocupantes no que se refere aos temas abordados e metodologias destes cursos. Esse fato deve ser muito bem observado pela coordenação pedagógica da escola para que haja um planejamento qualitativo nos temas abordados, e consequentemente seja possível garantir uma satisfação maior por parte dos docentes. Para os professores estarem constantemente preparados e capacitados é imprescindível que esses cursos sejam planejados por responsáveis aptos para o desenvolvimento. Nesse sentido, a pesquisa revelou que a maioria dos docentes não se sentem confortáveis com a preparação dos profissionais responsáveis pelas capacitações, pois não demonstram habilidades necessárias para exercer tal finalidade. E para auxiliar a visão de tais resultados este trabalho traz dados que acarretam importantes reflexões por metodologias mais eficazes."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CURSO DE CAPACITAÇÃO, ENSINO PÚBLICO, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID2351_08092015233102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELVIN HENRIQUE CORREIA DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "KELVIN HENRIQUE C. DE HOLANDA"
    "autor_email" => "kelvinhenrique16@hotmail."
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16710
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2336
    "inscrito_id" => 2351
    "titulo" => "PESQUISA SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES COM OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como foco apresentar informações a respeito da importância da atualização pedagógica, por meio de capacitações, para a formação continuada de professores. Como base dessa pesquisa utilizamos a Escola Estadual de Educação Básica Artur Ramos, localizada no bairro Cavaco, município de Arapiraca, Alagoas. O objetivo deste trabalho foi coletar informações a respeito das capacitações realizadas com os professores da referida escola, a fim de apresentar dados que justifiquem a necessidade por este tipo de atualização pedagógica para o qual o docente é submetido e definir o nível de satisfação dos professores desta escola a respeito das capacitações oferecidas pela instituição em que fazem parte, levando em consideração o que eles pensam a respeito delas, se estão sendo passadas de forma agradável para os docentes, se os profissionais designados para o desenvolvimento das capacitações estão realmente aptos, os horários que os eventos acontecem, a periodicidade, as metodologias utilizadas, etc. Foram considerados quatro níveis de satisfação: Muito Satisfeito; Satisfeito; Insatisfeito e Muito Insatisfeito.  Foi observado que todos os professores entrevistados têm a concepção de que são de grande importância esses cursos. Mas os resultados que diz respeito à qualidade das capacitações em que é oferecida pela instituição foram preocupantes no que se refere aos temas abordados e metodologias destes cursos. Esse fato deve ser muito bem observado pela coordenação pedagógica da escola para que haja um planejamento qualitativo nos temas abordados, e consequentemente seja possível garantir uma satisfação maior por parte dos docentes. Para os professores estarem constantemente preparados e capacitados é imprescindível que esses cursos sejam planejados por responsáveis aptos para o desenvolvimento. Nesse sentido, a pesquisa revelou que a maioria dos docentes não se sentem confortáveis com a preparação dos profissionais responsáveis pelas capacitações, pois não demonstram habilidades necessárias para exercer tal finalidade. E para auxiliar a visão de tais resultados este trabalho traz dados que acarretam importantes reflexões por metodologias mais eficazes."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CURSO DE CAPACITAÇÃO, ENSINO PÚBLICO, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID2351_08092015233102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELVIN HENRIQUE CORREIA DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "KELVIN HENRIQUE C. DE HOLANDA"
    "autor_email" => "kelvinhenrique16@hotmail."
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho tem como foco apresentar informações a respeito da importância da atualização pedagógica, por meio de capacitações, para a formação continuada de professores. Como base dessa pesquisa utilizamos a Escola Estadual de Educação Básica Artur Ramos, localizada no bairro Cavaco, município de Arapiraca, Alagoas. O objetivo deste trabalho foi coletar informações a respeito das capacitações realizadas com os professores da referida escola, a fim de apresentar dados que justifiquem a necessidade por este tipo de atualização pedagógica para o qual o docente é submetido e definir o nível de satisfação dos professores desta escola a respeito das capacitações oferecidas pela instituição em que fazem parte, levando em consideração o que eles pensam a respeito delas, se estão sendo passadas de forma agradável para os docentes, se os profissionais designados para o desenvolvimento das capacitações estão realmente aptos, os horários que os eventos acontecem, a periodicidade, as metodologias utilizadas, etc. Foram considerados quatro níveis de satisfação: Muito Satisfeito; Satisfeito; Insatisfeito e Muito Insatisfeito. Foi observado que todos os professores entrevistados têm a concepção de que são de grande importância esses cursos. Mas os resultados que diz respeito à qualidade das capacitações em que é oferecida pela instituição foram preocupantes no que se refere aos temas abordados e metodologias destes cursos. Esse fato deve ser muito bem observado pela coordenação pedagógica da escola para que haja um planejamento qualitativo nos temas abordados, e consequentemente seja possível garantir uma satisfação maior por parte dos docentes. Para os professores estarem constantemente preparados e capacitados é imprescindível que esses cursos sejam planejados por responsáveis aptos para o desenvolvimento. Nesse sentido, a pesquisa revelou que a maioria dos docentes não se sentem confortáveis com a preparação dos profissionais responsáveis pelas capacitações, pois não demonstram habilidades necessárias para exercer tal finalidade. E para auxiliar a visão de tais resultados este trabalho traz dados que acarretam importantes reflexões por metodologias mais eficazes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.