PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOVOS CAMINHOS: O QUE SABER? COMO FAZER?
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16782 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1665 "inscrito_id" => 2835 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOVOS CAMINHOS: O QUE SABER? COMO FAZER?" "resumo" => """ Resumo\r\n Estamos na era digital, o professor não pode continuar com a postura de detentor e transmissor do conhecimento, devem-se romper as barreiras das aulas meramente expositivas e para isso a escola precisa se adequar aos recursos tecnológicos, usados hoje pelos alunos, nos mais diversos ambientes extraescolares. Estes recursos podem potencializar a aprendizagem e transformar o ambiente escolar num lugar atrativo, onde os discentes tem a possibilidade de construir seu conhecimento, mediados pelo professor. Neste contexto, como deverá ser a postura e a prática do professor utilizando as tecnologias da comunicação e informação, nas aulas de matemática, com softwares educativos, com o propósito de desenvolver as habilidades e competências necessárias e esperadas durante o processo ensino/aprendizagem? Com o propósito de responder a esta pergunta foi elaborada uma atividade que atendesse as expectativas dos alunos e a proposta educacional do sec. XXI, onde o aluno constrói seu conhecimento de forma colaborativa com os demais colegas e o professor, utilizando um software educativo, onde o papel do professor é de mediador durante o processo de ensino/aprendizagem. A atividade foi baseada no estudo das funções polinomiais do 1º e 2º graus, dando significado e utilidade as fórmulas e regras, respondendo aos constantes questionamentos sobre o para que e o porquê das fórmulas, definições e conceitos estudados. Foi aplicado em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Salvador-Ba. O material utilizado foi: software GeoGebra na (re) construção de modelos matemáticos um bloco de atividades e material de pesquisa. A metodologia foi baseada na resolução de problema onde a postura investigativa deverá estar sempre presente. A experiência citada foi enriquecedora no sentido de possibilitar a análise do nível de conhecimento que se estabelece entre as representações com base em um modelo matemático (re)construído a partir de um objeto que faz parte da realidade do aluno. A aprendizagem das fórmulas, representações e linguagem, utilizadas durante todo o processo, se deu com significado, atendendo aos constantes questionamentos. Algumas conjecturas poderão ser associadas à ampla experimentação feita, que só são possíveis devido ao uso do computador, ampliando possibilidades. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, MEDIAÇÃO, GEOGEBRA, FUNÇÕES POLINOMIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID2835_07092015233241.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA GOMES ARAÚJO CUNHA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "jussaragac@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UCSAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16782 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1665 "inscrito_id" => 2835 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOVOS CAMINHOS: O QUE SABER? COMO FAZER?" "resumo" => """ Resumo\r\n Estamos na era digital, o professor não pode continuar com a postura de detentor e transmissor do conhecimento, devem-se romper as barreiras das aulas meramente expositivas e para isso a escola precisa se adequar aos recursos tecnológicos, usados hoje pelos alunos, nos mais diversos ambientes extraescolares. Estes recursos podem potencializar a aprendizagem e transformar o ambiente escolar num lugar atrativo, onde os discentes tem a possibilidade de construir seu conhecimento, mediados pelo professor. Neste contexto, como deverá ser a postura e a prática do professor utilizando as tecnologias da comunicação e informação, nas aulas de matemática, com softwares educativos, com o propósito de desenvolver as habilidades e competências necessárias e esperadas durante o processo ensino/aprendizagem? Com o propósito de responder a esta pergunta foi elaborada uma atividade que atendesse as expectativas dos alunos e a proposta educacional do sec. XXI, onde o aluno constrói seu conhecimento de forma colaborativa com os demais colegas e o professor, utilizando um software educativo, onde o papel do professor é de mediador durante o processo de ensino/aprendizagem. A atividade foi baseada no estudo das funções polinomiais do 1º e 2º graus, dando significado e utilidade as fórmulas e regras, respondendo aos constantes questionamentos sobre o para que e o porquê das fórmulas, definições e conceitos estudados. Foi aplicado em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Salvador-Ba. O material utilizado foi: software GeoGebra na (re) construção de modelos matemáticos um bloco de atividades e material de pesquisa. A metodologia foi baseada na resolução de problema onde a postura investigativa deverá estar sempre presente. A experiência citada foi enriquecedora no sentido de possibilitar a análise do nível de conhecimento que se estabelece entre as representações com base em um modelo matemático (re)construído a partir de um objeto que faz parte da realidade do aluno. A aprendizagem das fórmulas, representações e linguagem, utilizadas durante todo o processo, se deu com significado, atendendo aos constantes questionamentos. Algumas conjecturas poderão ser associadas à ampla experimentação feita, que só são possíveis devido ao uso do computador, ampliando possibilidades. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, MEDIAÇÃO, GEOGEBRA, FUNÇÕES POLINOMIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID2835_07092015233241.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA GOMES ARAÚJO CUNHA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "jussaragac@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UCSAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }