SILVA, Elizete Dias Da. Bomani, elimu e madiha: êxitos na escola apesar do racismo. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/167>. Acesso em: 14/11/2024 14:00
INTRODUÇÃO - Nosso trabalho faz parte da pesquisa realizada com a intenção de conhecer melhor uma comunidade, denominada Cancela, cuja população é de maioria afrodescendente. METODOLOGIA – trata-se de pesquisa qualitativa em que foi usada como instrumento de coleta de dados a entrevista não estruturada com três pessoas, tendo como guia um roteiro com quatro temas: origem da Comunidade; afrodescendência; racismo/discriminação e educação. RESULTADOS – as pessoas entrevistadas relataram que a comunidade é oriunda de antepassados que foram escravizados e, portanto, são afrodescendentes; têm percepção de serem discriminados por serem descendentes de negros e pertencerem à Cancela. Nossos colaboradores têm histórico de bom êxito nos estudos, apesar de relatos de discriminação vividos na escola. CONCLUSÃO – as relações etnicorraciais precisam ser assumidas no currículo e no cotidiano da escola para que situações semelhantes sejam superadas e a escola desempenhe sua função social de formar cidadãs e cidadãos brasileiros. Indicamos a adoção da Pedagogia Interétnica e ou a Pedagogia da Diferença.