O presente artigo pretende analisar o papel desempenhado pelo Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-FUNDEB) no acompanhamento e fiscalização do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) na rede estadual de educação do Piauí. A investigação teve como fontes as informações disponíveis no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a legislação sobre transporte escolar no Brasil, as atas e relatórios do Conselho, as produções bibliográficas produzidas sobre a temática e as observações das reuniões do CACS-FUNDEB realizadas de agosto a dezembro de 2011. O PNATE é uma modalidade de assistência financeira automática, em caráter suplementar, da União para os estados, Distrito Federal e municípios, cujos recursos são geridos pelo FNDE, com o objetivo de oferecer um transporte escolar de qualidade aos alunos residentes em áreas rurais. O volume de recursos envolvidos no PNATE demanda uma efetiva fiscalização, esta atribuída, pela Lei nº 11.494/07, ao Conselho do FUNDEB. No entanto, foram observadas dificuldades de diferentes ordens para que o Conselho cumpra seu papel: nomeação dos membros do Conselho; dificuldade em abordar questões pertinentes à formação da frota, atuação efetivas dos conselheiros nas reuniões, dentre outras. Contudo, a relevância do transporte escolar e os inúmeros interesses envolvidos demanda uma efetiva fiscalização tanto do Conselho quanto da sociedade, para isso, será necessário melhor estruturação do Conselho e maior consciência da sociedade em relação ao seu direito ao transporte escolar.