Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS: UM RECURSO PRÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, RECURSOS DIDÁTICOS, ZOOLOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE CIÊNCIAS Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16009
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2633
    "inscrito_id" => 5971
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS: UM RECURSO PRÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA"
    "resumo" => "Ao longo da história da Educação, as metodologias de ensino tiveram que ser reavaliadas conforme as mudanças na sociedade. Nesse contexto, os jogos didáticos ganham espaço como metodologias que podem e devem ser aplicadas não só no ensino de ciências, mais também nas demais disciplinas. Partindo-se deste pressuposto este trabalho é resultado das atividades desenvolvidas com a utilização de jogos no ensino fundamental (7º ano "A" e "B") da Escola Municipal Jorge Rodrigues dos Santos, situada no município de Currais- PI; tendo em vista uma acentuada preocupação do núcleo escolar com o baixo rendimento dos alunos na disciplina de ciências; este trabalho objetivou despertar o interesse dos educandos para a aprendizagem dos diversos assuntos abordados nas aulas, no sentido de torná-las mais lúdicas e dinâmicas, por permitirem que o conhecimento contextualizado seja aplicado na prática. Posto isto, o processo de elaboração desses materiais didáticos, ocorreu através de jogos com cartas, confecção de cartazes e desenhos para a exploração dos conteúdos e assimilação dos termos e conceitos pelos discentes. Diante do exposto, estes recursos didáticos como estratégias pedagógicas possibilitaram notáveis colaborações na recuperação do estímulo e aprendizagem dos alunos, construção de novos conhecimentos, relação social, interação e o desenvolvimento de habilidades como a concentração, a linguagem e entre outros que proporcionaram suporte e aporte ao professor condutor do processo ensino-aprendizagem de ciências."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, RECURSOS DIDÁTICOS, ZOOLOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5971_09092015211225.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELYZAMA LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELYZAMA"
    "autor_email" => "ellyzama17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÌ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16009
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2633
    "inscrito_id" => 5971
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS: UM RECURSO PRÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA"
    "resumo" => "Ao longo da história da Educação, as metodologias de ensino tiveram que ser reavaliadas conforme as mudanças na sociedade. Nesse contexto, os jogos didáticos ganham espaço como metodologias que podem e devem ser aplicadas não só no ensino de ciências, mais também nas demais disciplinas. Partindo-se deste pressuposto este trabalho é resultado das atividades desenvolvidas com a utilização de jogos no ensino fundamental (7º ano "A" e "B") da Escola Municipal Jorge Rodrigues dos Santos, situada no município de Currais- PI; tendo em vista uma acentuada preocupação do núcleo escolar com o baixo rendimento dos alunos na disciplina de ciências; este trabalho objetivou despertar o interesse dos educandos para a aprendizagem dos diversos assuntos abordados nas aulas, no sentido de torná-las mais lúdicas e dinâmicas, por permitirem que o conhecimento contextualizado seja aplicado na prática. Posto isto, o processo de elaboração desses materiais didáticos, ocorreu através de jogos com cartas, confecção de cartazes e desenhos para a exploração dos conteúdos e assimilação dos termos e conceitos pelos discentes. Diante do exposto, estes recursos didáticos como estratégias pedagógicas possibilitaram notáveis colaborações na recuperação do estímulo e aprendizagem dos alunos, construção de novos conhecimentos, relação social, interação e o desenvolvimento de habilidades como a concentração, a linguagem e entre outros que proporcionaram suporte e aporte ao professor condutor do processo ensino-aprendizagem de ciências."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, RECURSOS DIDÁTICOS, ZOOLOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5971_09092015211225.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELYZAMA LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELYZAMA"
    "autor_email" => "ellyzama17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÌ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Ao longo da história da Educação, as metodologias de ensino tiveram que ser reavaliadas conforme as mudanças na sociedade. Nesse contexto, os jogos didáticos ganham espaço como metodologias que podem e devem ser aplicadas não só no ensino de ciências, mais também nas demais disciplinas. Partindo-se deste pressuposto este trabalho é resultado das atividades desenvolvidas com a utilização de jogos no ensino fundamental (7º ano "A" e "B") da Escola Municipal Jorge Rodrigues dos Santos, situada no município de Currais- PI; tendo em vista uma acentuada preocupação do núcleo escolar com o baixo rendimento dos alunos na disciplina de ciências; este trabalho objetivou despertar o interesse dos educandos para a aprendizagem dos diversos assuntos abordados nas aulas, no sentido de torná-las mais lúdicas e dinâmicas, por permitirem que o conhecimento contextualizado seja aplicado na prática. Posto isto, o processo de elaboração desses materiais didáticos, ocorreu através de jogos com cartas, confecção de cartazes e desenhos para a exploração dos conteúdos e assimilação dos termos e conceitos pelos discentes. Diante do exposto, estes recursos didáticos como estratégias pedagógicas possibilitaram notáveis colaborações na recuperação do estímulo e aprendizagem dos alunos, construção de novos conhecimentos, relação social, interação e o desenvolvimento de habilidades como a concentração, a linguagem e entre outros que proporcionaram suporte e aporte ao professor condutor do processo ensino-aprendizagem de ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.