Artigo Anais I ENECT / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0050

O PAPEL DA MONITORIA E A INFLUÊNCIA DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS EM FÍSICA PARA FORMAÇÃO DOS ALUNOS EM ENGENHARIA DA UFCG

Palavra-chaves: EXPERIMENTOS DIDÁTICOS, , MONITORES, FÍSICA EXPERIMENTAL Comunicação Oral (CO) Ensino de Física
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1600
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 73
    "inscrito_id" => 607
    "titulo" => "O PAPEL DA MONITORIA E A INFLUÊNCIA DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS EM FÍSICA PARA FORMAÇÃO DOS ALUNOS EM ENGENHARIA DA UFCG"
    "resumo" => "O estudo de Física é um requisito básico fundamental para a formação dos alunos de engenharia, esta área do conhecimento exige que haja um domínio de uma linguagem que envolve conceitos e proposições abstratas, demandando um raciocínio rápido, uma compreensão lógico-matemática, perspicácia entre outras competências desenvolvidas pelo próprio indivíduo. No entanto, o ensino de Física tem sido, ao longo dos anos, ministrado de forma tradicional e distante da realidade dos alunos, indo de encontro às novas exigências postas por uma sociedade da informação e da tecnologia. Com intuito de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a prática, a realização de experimentos torna-se uma importante aliada no processo de ensino-aprendizado, contribuindo significativamente para a melhoria do ensino de Física. Neste cenário surge a figura do monitor, atuando como um facilitador durante este processo, auxiliando nos experimentos bem como, propondo novos modelos. Desta forma, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise do papel do monitor nas disciplinas de física experimental I, física experimental II e a disciplina laboratório de óptica eletricidade e magnetismo para os cursos de Engenharia da Universidade Federal de Campina Grande. A metodologia adotada é descrita da seguinte forma: aula teórica, exposição dos experimentos e procedimentos; montagem e execução experimental propostas, vide guia; suporte aos alunos durante a execução, prestado pela equipe de trabalho, professores e monitores. Os resultados mostram para uma redução nos índices de evasão e retenção nos cursos de Engenharia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS DIDÁTICOS,, MONITORES, FÍSICA EXPERIMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "15711a2e4fa7bcd4e1595d59ab820ba4_607.doc"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL CESAR DE MACEDO CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL CAVALCANTE"
    "autor_email" => "danielcesar_fisico@yahoo."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1600
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 73
    "inscrito_id" => 607
    "titulo" => "O PAPEL DA MONITORIA E A INFLUÊNCIA DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS EM FÍSICA PARA FORMAÇÃO DOS ALUNOS EM ENGENHARIA DA UFCG"
    "resumo" => "O estudo de Física é um requisito básico fundamental para a formação dos alunos de engenharia, esta área do conhecimento exige que haja um domínio de uma linguagem que envolve conceitos e proposições abstratas, demandando um raciocínio rápido, uma compreensão lógico-matemática, perspicácia entre outras competências desenvolvidas pelo próprio indivíduo. No entanto, o ensino de Física tem sido, ao longo dos anos, ministrado de forma tradicional e distante da realidade dos alunos, indo de encontro às novas exigências postas por uma sociedade da informação e da tecnologia. Com intuito de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a prática, a realização de experimentos torna-se uma importante aliada no processo de ensino-aprendizado, contribuindo significativamente para a melhoria do ensino de Física. Neste cenário surge a figura do monitor, atuando como um facilitador durante este processo, auxiliando nos experimentos bem como, propondo novos modelos. Desta forma, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise do papel do monitor nas disciplinas de física experimental I, física experimental II e a disciplina laboratório de óptica eletricidade e magnetismo para os cursos de Engenharia da Universidade Federal de Campina Grande. A metodologia adotada é descrita da seguinte forma: aula teórica, exposição dos experimentos e procedimentos; montagem e execução experimental propostas, vide guia; suporte aos alunos durante a execução, prestado pela equipe de trabalho, professores e monitores. Os resultados mostram para uma redução nos índices de evasão e retenção nos cursos de Engenharia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS DIDÁTICOS,, MONITORES, FÍSICA EXPERIMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "15711a2e4fa7bcd4e1595d59ab820ba4_607.doc"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL CESAR DE MACEDO CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL CAVALCANTE"
    "autor_email" => "danielcesar_fisico@yahoo."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2012

Resumo

O estudo de Física é um requisito básico fundamental para a formação dos alunos de engenharia, esta área do conhecimento exige que haja um domínio de uma linguagem que envolve conceitos e proposições abstratas, demandando um raciocínio rápido, uma compreensão lógico-matemática, perspicácia entre outras competências desenvolvidas pelo próprio indivíduo. No entanto, o ensino de Física tem sido, ao longo dos anos, ministrado de forma tradicional e distante da realidade dos alunos, indo de encontro às novas exigências postas por uma sociedade da informação e da tecnologia. Com intuito de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a prática, a realização de experimentos torna-se uma importante aliada no processo de ensino-aprendizado, contribuindo significativamente para a melhoria do ensino de Física. Neste cenário surge a figura do monitor, atuando como um facilitador durante este processo, auxiliando nos experimentos bem como, propondo novos modelos. Desta forma, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise do papel do monitor nas disciplinas de física experimental I, física experimental II e a disciplina laboratório de óptica eletricidade e magnetismo para os cursos de Engenharia da Universidade Federal de Campina Grande. A metodologia adotada é descrita da seguinte forma: aula teórica, exposição dos experimentos e procedimentos; montagem e execução experimental propostas, vide guia; suporte aos alunos durante a execução, prestado pela equipe de trabalho, professores e monitores. Os resultados mostram para uma redução nos índices de evasão e retenção nos cursos de Engenharia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.