Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO ESPAÇO ESCOLAR: A PERSPECTIVA DO PEDAGOGO SOBRE O TRABALHO DE APADRINHAMENTO REALIZADO PELA SEGUNDA VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA COMARCA DE RECIFE

Palavra-chaves: PEDAGOGIA, JUDICIÁRIO, APADRINHAMENTO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A Pedagogia vem abrindo, nos últimos tempos, novos horizontes de trabalho para os profissionais da área que vão além do universo escolar. Nessa dimensão, a Pedagogia no âmbito do judiciário tem se constituído, pois, numa das áreas de trabalho do pedagogo, no entanto, ainda pouco difundida. Em virtude dessa pouca difusão, grande parte da população não conhece os cenários de atuação desse profissional. Paralelo a isso, existe a determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente que prevê a atuação de uma equipe interprofissional. Esta, por sua vez, visa auxiliar juízes com estudos e relatórios concernentes aos direitos da infância e juventude de acordo com a formação de cada técnico. Nesse cenário, pela base teórico-científica que se tem, o Pedagogo também encontra espaço, nesse caso, no trabalho de apadrinhamento, para desenvolver significativa atuação. De maneira eficaz, é possível colocar o trabalho pedagógico como uma prática social voltada para fins desejáveis do processo de formação, mediante conhecimentos específicos e ações sistematizadas.

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