Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRANDO CONHECIMENTOS: UMA ABORDAGEM ETNOBOTÂNICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este texto apresenta o resultado de um trabalho que teve como objetivo investigar o conhecimento etnobotânico de alunos sobre as principais espécies vegetais, seu uso e importância, na perspectiva de integrar os saberes botânicos locais ao ensino de ciências. A pesquisa foi realizada entre abril e junho do ano de 2015, com a participação de 85 alunos do 6o e 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Areia- PB. Para a coleta dos dados foram realizadas conversas informais, entrevistas livres, semiestruturadas e questionário. A primeira etapa consistiu em uma breve caracterização dos alunos, onde foram obtidos alguns dados pessoais dos entrevistados, para um melhor entendimento do perfil dos alunos. No segundo momento os entrevistados falaram sobre o tema proposto, referentes ao uso e conhecimento que possuíam sobre as espécies vegetais. Os dados revelaram que os alunos possuem saberes específicos dos vegetais, somando 38 espécies locais que correspondem à mesma quantidade de espécies lineanas, as quais estão distribuídas em quatro categorias: alimentícia, medicinal, ornamental e forrageira. As principais espécies apresentadas pelos alunos foram às alimentícias, sendo as mais conhecidas: Fragaria vesca L. (morangueiro), Mangífera indica (mangueira), Artocarpus heterophyllus (jaqueira) e Cocos nucifera (coqueiro). As espécies medicinais de destaques foram: Cymbopogon citratus (capim santo), Lippia alba (erva cidreira), Cinnamomum zeylanicum (canela), Pimpinella anisum (erva doce), Plectranthus amboinicus (hortelã), Chenopodium ambrosioides (mastruz) e Lamium album L. (urtiga branca), sendo destacadas como medidas de tratamento fitoterápico. Percebe-se, portanto, que os saberes dos alunos, são importantes como fonte de informações integradoras para a formação escolar, valorizando a discussão entre o conhecimento popular e o científico, o que possibilita associar ao ensino de ciências.

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