RESUMOO processo de alfabetização, no contexto atual, apresenta-se de fundamental importância para a inserção do sujeito nas práticas sociais de leitura e escrita, nesse sentido faz se necessário uma prática alfabetizadora condizente com a realidade da sociedade letrada. Considerando esse fato, o estudo apresenta resultados de pesquisa empírica, objetivando analisar as trajetórias de vida profissional de professoras alfabetizadoras para rememorar, numa perspectiva crítico-reflexiva, a produção de seus saberes e fazeres, bem como sobre suas concepções acerca da alfabetização e do ser alfabetizadora no contexto piauiense. Do ponto de vista metodológico, o estudo apoia-se nos pressupostos da abordagem qualitativa de investigação, caracterizando-se como pesquisa narrativa. O desenvolvimento da investigação tem como contexto uma escola pública que atua nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa tem um total de cinco interlocutoras, alfabetizadoras em pleno exercício da profissão, mas nesse artigo será apresentado penas resultados de narrativas de três professoras, em vista do estudo encontrar-se em andamento. Como suporte teórico-metodológico fundamenta-se, em autores como: Brito (2007); Tardif (2002); Soares (2010); Guarnieri (2005), entre outros. Os resultados parciais do estudo revelam que ser professor alfabetizador exige conhecimentos e competências profissionais específicas do processo de alfabetização para o bom desempenho da prática pedagógica.