O artigo intitulado “Desafios curriculares do pedagogo frente à educação para o trânsito e diversidade humana” é parte integrante da monografia “Educação para o trânsito em prol da diversidade humana: um desafio para a escola de educação básica”, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os problemas do trânsito são muitos, tanto de ordem estrutural, como comportamental. Neste sentido, questiona-se: qual o papel da escola e dos professores frente ao estabelecimento de um currículo que contemple a educação para o trânsito na perspectiva da diversidade humana? Enquanto instituição e profissionais temos nos preparado para exercer este desiderato? O objetivo geral é demonstrar a possibilidade da educação para o trânsito e a diversidade humana realizar-se por meio do ensino transversal nas escolas de educação básica. O artigo é de cunho bibliográfico, documental e fundamenta-se na pesquisa qualitativa. Como referencial teórico básico, temos: Berticelli (1999); Filipouski (2002); Moreno (1998); Rozestraten (2004); Sacristán (1998); Vasconcellos (1998); Yus (1998). O artigo tem dois tópicos: 1) propõe uma ampla discussão sobre as relações entre educação, trânsito, currículo e diversidade; 2) incursões teóricas que revelam as possibilidades e desafios da educação para o trânsito para a diversidade realmente se conforme em tema transversal. A pesquisa é relevante por contribuir com reflexões acerca da importância da educação para o trânsito enquanto temática transversal e ainda por criar espaços dialéticos sobre o papel da escola e professores em suas práticas pedagógicas.